domingo, 17 de maio de 2009

Direitos Humanos no Espírito Santo


Enviado por Felipe Rafael Kosloski (psicólogo)

NOTA PÚBLICA

O Conselho Estadual dos Direitos Humanos, no seu compromisso ético-político da defesa intransigente da dignidade humana, vem a público manifestar seu veemente repúdio contra o modelo de sistema sócio-educativo implantado no Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo - IASES, particularmente no complexo da Unidade de Internação Social - UNIS.
A precariedade, insalubridade e a absoluta inadequação da estrutura física da UNIS, sua paulatina superlotação, a ausência de atividades pedagógicas, educacionais, culturais e profissionalizantes – universais e sistemáticas – a falta de acesso à justiça, a não-regionalização do atendimento, são flagrantes desrespeitos às diretrizes do SINASE, ao Estatuto da Criança e do Adolescente, aos direitos humanos de nossas crianças e adolescentes, ao princípio constitucional de sujeito em condição peculiar de desenvolvimento, à dignidade humana, enfim.
As duas mortes de adolescentes internos na UNIS em menos de trinta dias são as mais graves e trágicas manifestações de inequívoca falência daquela Unidade. O dever ético de defender a dignidade humana nos impele a todos, e não só a este Conselho, a pugnarmos por medidas emergenciais no âmbito do sistema sócio-educativo do Espírito Santo, com vistas à garantia do pleno desenvolvimento dos adolescentes, cuja privação de liberdade é apenas mais uma das sucessivas e reiteradas violações de direitos a que historicamente são submetidos.
O momento exige mobilização das entidades de defesa dos direitos humanos, providências da Polícia Civil, do Ministério Público Estadual e do Poder Judiciário, e respostas do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo.

Vitória, 08 de maio de 2009.

Bruno Alves de Souza
Presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos

Visite a Comunidade Virtual para Conselheiros da Fiocruz

2 comentários:

  1. Estou no Estado do Espirito Santo, sou uma mãe que está sofrendo muito com um adolescente que é portador de TDAH preciso de ajudacom urgência, a escola de certa forma nos despreza, levei no hospital das clinicas pra tentar coloca-lo np programa, porque assim sendo, ele terá todos os profissionais que ele necessita, neuro, psicologo,psicopedagogoe psiquiatra , mas não consegui, fui em um posto de saúde, e consegui uma consulta com um clinico, ai ele encaminhou meu filho para um psiquiatra, e no pedido estava especificado: ao psiquiatra com urgência, mas sei que isso é um processo demorado, a morosidade é tamanha, por favor, preciso cadastra-lo nesse grupo de apoio do hospital das clinicas daqui de VITÓRIA, me ajuda. fui conversar com a pedagoga da escola ,ela disse simplesmente que precisava de um laudo, porque que eu tenho é de 2009,como vou consegui esse laudo se não consigo leva-lo em especialista nenhum, e eles disseram que é pra meu filho ir estudando, e no final do ano, ela conversa com os professores, ai´sim ,vai aprova-lo ou reprova-lo, sei que as coisas não funcionam assim, sei que eles são avaliados distintamente. meu filho está angustiado, ele tem um curto período de atenção, o resto de tempo da aula ele só desenha,meu filho é um grande é acurado quando se diz respeito a arte, ele desenha com exelência, me ajude,presencio um gênio se definhando, com apenas 17 anos, entrem em contato comigo, imploro, esse um clamor de uma mãe.os dias passam, e meu coração aperta em ver meu filho assim. Ele pede socorro em silêncio; mas eu já andei algumas milhas, andarei mais,sei que não será fácil,tenho estudado,mas ainda sou leiga, e careço de apoio. ROSANE

    ResponderExcluir
  2. Estou no Estado do Espirito Santo, sou uma mãe que está sofrendo muito com um adolescente que é portador de TDAH preciso de ajudacom urgência, a escola de certa forma nos despreza, levei no hospital das clinicas pra tentar coloca-lo np programa, porque assim sendo, ele terá todos os profissionais que ele necessita, neuro, psicologo,psicopedagogoe psiquiatra , mas não consegui, fui em um posto de saúde, e consegui uma consulta com um clinico, ai ele encaminhou meu filho para um psiquiatra, e no pedido estava especificado: ao psiquiatra com urgência, mas sei que isso é um processo demorado, a morosidade é tamanha, por favor, preciso cadastra-lo nesse grupo de apoio do hospital das clinicas daqui de VITÓRIA, me ajuda. fui conversar com a pedagoga da escola ,ela disse simplesmente que precisava de um laudo, porque que eu tenho é de 2009,como vou consegui esse laudo se não consigo leva-lo em especialista nenhum, e eles disseram que é pra meu filho ir estudando, e no final do ano, ela conversa com os professores, ai´sim ,vai aprova-lo ou reprova-lo, sei que as coisas não funcionam assim, sei que eles são avaliados distintamente. meu filho está angustiado, ele tem um curto período de atenção, o resto de tempo da aula ele só desenha,meu filho é um grande é acurado quando se diz respeito a arte, ele desenha com exelência, me ajude,presencio um gênio se definhando, com apenas 17 anos, entrem em contato comigo, imploro, esse um clamor de uma mãe.os dias passam, e meu coração aperta em ver meu filho assim. Ele pede socorro em silêncio; mas eu , já andeialgumas milhas, mas sei que se´r preciso andar muito mais, mas

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.