sexta-feira, 22 de maio de 2009

Gigantismo e Agromegalia

A acromegalia é uma doença crônica que surge quando a hipófise, glândula de secreção interna, produz quantidades excessivas de hormônio do crescimento (GH). O nome acromegalia é reservado à produção excessiva de GH na vida adulta, quando as cartilagens de crescimento já se encontram fechadas, inativas. Quando o excesso de GH ocorre na infância ou na puberdade, antes do fechamento dessas cartilagens, a ação do GH provoca crescimento excessivo na estatura, e o quadro recebe o nome de gigantismo.

Funções do hormônio do crescimento
Produzido pela hipófise, o GH promove o crescimento de quase todas as células e tecidos do corpo humano. Ele age forçando a produção de fatores de crescimento intermediários, predominantemente liberados pelo fígado. Um deles, o IGF-1, simula as ações da insulina e atua em vários mecanismos bioquímicos envolvidos no crescimento e na multiplicação das células.

Causas
Acromegalia e gigantismo são causados pela produção exagerada de GH e de IGF-1. Em 98% dos casos, a produção excessiva está associada à presença de tumores benignos da hipófise: os adenomas. Os 2% restantes compreendem casos raríssimos de tumores malignos instalados na hipófise, de tumores que estimulam a hipófise a produzir GH ou de tumores produtores de GH localizados no pâncreas, pulmões ou em outros tecidos. Existem, ainda, alguns casos de formas familiares da doença.

Prevalência
A doença é rara. Calcula-se que ocorram 50 a 70 casos por milhão de pessoas. Mulheres e homens são acometidos na mesma proporção.

Sintomas
A acromegalia pode causar mudanças na aparência física, mas como a doença costuma evoluir no decorrer de vários anos, seus sinais podem ser confundidos com os do envelhecimento. Muitas vezes, o diagnóstico é feito casualmente por um médico que reconhece o aspecto físico do portador da doença num ambiente público ou quando se compara a fotografia atual do paciente com uma antiga.As características mais importantes da aparência física são: 1) mãos e pés crescem, os sapatos não servem mais, os anéis não entram nos dedos; 2) alargamento da região frontal e da testa; 3) o queixo fica proeminente, dando ao rosto um aspecto característico; 4) espaçamento entre os dentes e perda dentária; 5) aumento do volume do tórax, do nariz e dos genitais; 6) os lábios engrossam.Como GH e IGF-1 agem em todos os tecidos do corpo, a produção excessiva afeta múltiplas funções orgânicas, provocando as seguintes alterações:

- A pele se torna espessa, oleosa, propensa à acne, deformada pelo aparecimento de pregas . Os pacientes apresentam sudorese exagerada;
- Alterações respiratórias: obstrução de vias aéreas, aumento das dimensões da língua, dificuldade de respiração durante o sono e espessamento das cordas vocais que tornam a voz mais grave;
- Alterações cardiovasculares: aumento do volume do coração, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, arritmias, fadiga;
- Alterações gastrointestinais: aumento de volume do fígado, pâncreas e outros órgãos. Pode haver formação de pólipos intestinais;
- Alterações metabólicas/endócrinas: diabetes, intolerância a carboidratos, resistência à insulina, aumento dos níveis de colesterol e dos triglicérides, nódulos na tireóide, diminuição da libido, saída de leite pelos mamilos da mulher e alterações menstruais;
- Alterações músculo-esqueléticas: dores articulares, osteoartrite, formigamentos e alterações de sensibilidade da pele, síndrome do túnel do carpo, osteopenia (diminuição da massa óssea) e osteoporose.
- Alterações neurológicas: dor de cabeça persistente;
- Alterações oftálmicas: distúrbios visuais e redução do campo visual.

Diagnóstico
Quando a aparência física e o quadro clínico sugerem acromegalia, o diagnóstico pode ser confirmado por dois exames de sangue: as dosagens de GH e de IGF-1.Um único exame alterado de GH não permite fechar o diagnóstico, porque a hipófise libera esse hormônio de forma irregular, no decorrer do dia. Para obter dados mais confiáveis, os médicos fazem um tipo de exame de sangue no qual o GH é dosado depois da ingestão de uma solução açucarada. Os níveis de IGF-1 são bem mais constantes no decorrer do dia. Valores elevados quase sempre estão associados à acromegalia.Depois que o diagnóstico foi estabelecido, uma série de exames de imagem (tomografia computadorizada, ressonância nuclear magnética, etc.) é realizada para detectar a presença de tumores na hipófise ou em localizações mais raras.

Tratamento

Os objetivos do tratamento são:

- Reduzir as concentrações de GH e de IGF-1 para os níveis normais;
- Aliviar a pressão que tumores situados na hipófise possam exercem sobre o nervo óptico e áreas cerebrais vizinhas;
- Preservar as funções hipofisárias;
- Reverter ou melhorar os sinais e os sintomas da acromegalia.

As opções de tratamento incluem:

- Cirurgia
A cirurgia tem índices de cura de 80% a 90% nos casos em que os adenomas (tumores benignos de aspecto glandular) medem menos de 1 cm. Quando ultrapassam essa dimensão, os índices caem para menos de 50%.Quando a cirurgia é realizada com sucesso, a aparência facial e o inchaço dos tecidos começam a melhorar em poucos dias. Mesmo assim, os níveis hormonais podem não retornar ao normal e exigir tratamento complementar com medicamentos.A principal complicação cirúrgica é a lesão do tecido hipofisário adjacente, que pode exigir reposição hormonal para o resto da vida.

- Radioterapia
É consenso entre os especialistas que a radioterapia NÃO deve ser usada como primeira opção terapêutica, exceto quando os tumores não podem ser removidos cirurgicamente, quando a doença persiste depois da operação, quando o tratamento com medicamentos falha ou quando os pacientes recusam outras opções.Depois do tratamento radioterápico, a função hipofisária costuma declinar gradativamente. Depois de 10 anos, 70% dos casos necessitam de reposição hormonal prolongada.

- Tratamento clínico
Três tipos de medicamentos são empregados no tratamento da acromegalia:
1 – Agonistas dopaminérgicos: têm eficácia em apenas 10% dos casos. São usados preferencialmente quando os níveis de prolactina estão aumentados;
2 – Análogos da somatostatina: constituem o tratamento clínico de primeira linha, uma vez que 96% dos tumores que secretam GH apresentam em suas células receptores para um fator de crescimento celular conhecido como somastatina. Como as drogas deste grupo (lanreotida e octeotrida) ligam-se a esses receptores, são dotadas da propriedade de regular a produção de GH e o crescimento celular. Nos últimos 10 anos, a aplicação de octeotrida por via intramuscular tornou-se a forma de tratamento clínico da acromegalia mais prescrita e mais estudada. A administração de octeotrida além de reduzir os níveis de GH e de IGF-1, diminui os índices de mortalidade, a freqüência dos batimentos cardíacos, melhora a função dos ventrículos, a resistência à atividade física e faz regredirem os sinais e sintomas da acromegalia;
3 – Antagonistas do receptor de GH: são medicamentos úteis quando existir resistência aos análogos da somatostatina. Embora normalizem os níveis de IGF-1 em cerca de 95% dos casos, seu efeito sobre o crescimento dos tumores hipofisários é questionável.

Considerações finais
Pacientes portadores de acromegalia que evoluem sem tratamento apresentam mortalidade mais elevada. Quanto mais altos os níveis de GH e de IGF-1, maior a probabilidade de surgirem complicações e mais altas as taxas de mortalidade.O tempo de duração dos sintomas antes do diagnóstico, a duração da doença, a presença de diabetes, de doença cardiovascular e de hipertensão são fatores associados à mortalidade.Por essa razão, é muito importante conhecer as características da doença para identificá-la o mais cedo possível e iniciar o tratamento antes que surjam complicações irreversíveis.


Drauzio Varella

22 comentários:

  1. Bom tenho 15 e ja tenho 1,85 de altura!
    Estava lendo esse reportagem e vi que a maioria das coisas que estão falando no texto eu tambem tenho!
    Minhas mãos são bem grandes com dedos compridos!
    Meus pés do mesmo jeito,apesar de ter 15 anos ja causo 44 e bem justo!
    ja tenho bastante dificuldade em fazer coisas do dia a dia,minhas costas doem demais e dores de cabeças constantes!
    Gostaria de vocês me aconcenhasem para que possa fazer a coisa serta!
    Muito Obrigado!
    gaguinhopc@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara meu nome é natanael e eu nao sou alto 1,73 mas eu consigo pegar uma bola de basquete sem dificuldades e calço 43,44 tu sabe se isso é normal?

      Excluir
  2. Querido anônimo, madei um emal pra voc~e.
    Procurem um endocrinologista na sua cidade e fale sobre o que leu e o que está acontecendo com você e o que sente.
    Estremos aqui para tentar orientá-lo.
    Abraços
    Maria Célia e Carmen

    ResponderExcluir
  3. Maria Célia!

    Por favor, tenho 22 anos e descubri um adenoa hipofisario de 0,7 cm, a principio minha prolactina estava alta, agora esta normal, mesmo sem o uso de remedio, o que esta alterado agora é o GH em 5,6 sendo o valor de referencia em 5,0. Estou morrendo de medo de desenvolver agromegalia.
    Ontem comecei a tomar DOSTINEX, passado pela endocrinologista.
    Me ajude
    karen_tuboly@hotmail.com

    obrigada

    ResponderExcluir
  4. Tenho 47 anos, descobri a doença quando fui fazer um exame oftalmológico, passava o dia todo escorrendo lágrimas pelos olhos então a oftalma me mandou à um endócrino, a qual pela minha aparência resolveu fazer o exame do GH E DO IGF-1, onde foi constatado que estava com agromegalia. Comecei tomando injeções por um ano, como não derão resultado fiz a cirurgia a qual também não obtive resultado. Agora faço trabamento com sandostatine, uma injeção aplicada uma vez por mês com dozagem maior de 30 mg. Vou tomar três injeções para saber se deu resultado, senão terei que mudar de medicação, ainda não sei qual será. Já tive vários problemas como pólipos no intestino, nódulos os seios, muitos anos de dores de cabeça as quais quaze me enlouquecia, mais agora já me sinto melhor, apesar de não estar com o IGF-1 e o GH normalizados, mais depois que começei o tratamento tive uma grande melhora nas dores e na aparência. Estou relatando meu caso para que as pessoas não tenham medo de fazer todos os protocolos e tratamentos exigidos pela doença, como cirurgia, injeções diárias ou mensais, ou até mesmo uma droga nova, o importante é tratar da doença porque realmente ela pode causar muitas complicações.

    ResponderExcluir
  5. oi...estou fazendo um trabalho na faculdade e estou com um pouco de dificuldade em encontrar dados do gigantismo..queria saber qual é a diferença de gigantismo e acromegalia...

    agradeço se puder me ajudar...

    um abraço Jéssica

    jessica-trin@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. OI TUDO BEM ME CHAMO ADRIANA TENHO UM SOBRINHO QUE NASCEU CM GIGANTISMO .NOS DOIS DEDOS DA MÃO ESQUERDA..OS MDICOS INDICARAM A CIRURGIA HOJE ELE ESTA CM 7MESES OS DEDOS SAO BEM GRANDES ,FICAMOS MUITO TRISTE MAIS OPTAMOS PELA CIRUGIA....GOSTARIA DE SABER SE AVERIA OUTRO METODO OBRIG.GOSTARIA DE MAIS CONHECIMENTO.EM BEBE O CASO E RARO.

    ResponderExcluir
  7. aquqrdo resp no meu imail adrianasoaresmozinho@hotmail.com ,

    ResponderExcluir
  8. Querida, não somos médicas e não podemos opinar.
    Apenas publicamos .
    Melhor seria consultar especialistas.
    Boa sorte pra voc~es e o menino.
    abçs
    Maria Célia e Carmen

    ResponderExcluir
  9. eu operei de tumor na hipofisi e estou muito bem

    ResponderExcluir
  10. eu operei tumor na hipofisi e estou muito bem no hospital das clinica sp jose luis do santo pilar do sul

    ResponderExcluir
  11. como posso saber se uma pessoa tem gigantismo.

    ResponderExcluir
  12. Caro anônimo, a porimeira coisa que deve ser feita é uma consulta médica.

    Abçs
    Maria Célia e Carmen

    ResponderExcluir
  13. eu tambem nao sabia que tinha agromegalia minha prima veio encasa e falou pra mim que eu estava mudado a minha aparencia minha maos estavao muito grande e meu naris minha orelia mandou eu fazer uma tomografia da hipofisi e acuzou que eu estava com tumor na hipofisi agromegalia

    ResponderExcluir
  14. fui procurar na internete sobre agromegalia depois que descobri que minha mãe era portadora e dessa doença quando o indrocrinologista angelo jacomosse disse que as suspeita dele se confirmaram e que minha mãe poderia optar por fazer a cirurgia e a qualidade de vida iria melhorar muito mas ela não quis talves por ter a idade avançada então começou o tratamento sandostatine e que ja teve um grande avanço na fala diminui a quantidade de insulina sem contar que a sua aparencia mudou muito.estou relatando esse problema que por muitos anos afetou miha familia sem que nem uma solução fosse dada somente quando esse medico chegou em STºANTºAracangua que houve a descoberta e a vida começou para nos

    ResponderExcluir
  15. Ficamos felizes em saber que vocês conseguiram uma outra forma de tratamento para o problema e está dando certo.
    PARABÉNS AO MÉDICO E À FAMÍLIA!

    Maria Célia e Carmen

    ResponderExcluir
  16. sou portador de agromegalia e me sinto muito bem adoro voçes maria celia e carmem por ter lenbrado da gente

    ResponderExcluir
  17. Querido leitor, agradecemos seu comentário tão carinhoso.
    Maria Célia e Carmen

    ResponderExcluir
  18. oi eu tambem sou portador dessa doença e ja fiz cirurgia e deu resultado,mais relachei um pouco,mais agora tou fazendo tratamento de novo pois notei que tou com muitas dores de novo.queria saber uma coisa...sou mecanico automotivo,e tenho muita dificuldade de trabalhar pois minhas maos sao muito grande,meus joelhos doi,tenho dor de cabeça constanta,minhas mao amortece muito,e muita mais muita dor nas costas,sera q tem como eu me aposentar por causa da doença...obrigado jonas84_duarte@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. olha eu tenho 13 anos nao sou alto 1,73 e as minhas maos sao suficientes para pegar uma bola de basquete sem dificuldades e eu calço 43,44 eu gostaria de saber se isso é normal meu email é natanaelrob@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. tenho 12 anos e tenho 1,61 sou mais alta que todos os meus amigos é normal???

    ResponderExcluir
  21. eu tenho 11 anos e tenho 1,72 e normal ?

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.