sábado, 23 de maio de 2009

Vídeo mostra viciados em drogas sérvios espancados em clínica



Autoridades da Sérvia iniciaram uma investigação em um centro de reabilitação para viciados em drogas, afiliado à Igreja Ortodoxa, no qual os pacientes teriam sido filmados enquanto eram espancados.
Um vídeo de uma das agressões, divulgado pela revista sérvia Vreme, mostra um homem que parecia agredir um paciente, acertando-o com uma pá e socando seu rosto.
Um ex-paciente do centro de reabilitação, perto da cidade de Novi Pazar, afirmou que os funcionários se ofereceram para curar seu vício com "conversas agradáveis" e espancamentos.
O sacerdote Branislav Peranovic, que dirige o centro Cma Reka, afirmou ao canal de televisão local B92 que é necessário ser "firme".
"Quem tem um viciado em casa sabe do que estou falando", disse.
A Igreja Ortodoxa Sérvia não fez nenhum comentário a respeito da gravação.

Ícones cristãos

O vídeo colocado na página na internet da revista Vreme na sexta-feira, mostra um jovem que seria um paciente do centro de reabilitação. Ele é visto com dois homens vestidos com roupas de esporte e que o acertam várias vezes com uma pá. Em seguida ele é socado e chutado na cabeça pelos dois.
O incidente ocorre em uma sala onde se podem ver ícones cristãos.
O centro, por sua vez, afirmou que os espancamentos, administrados por ex-viciados, são parte necessária da terapia para a cura do vício em drogas e teriam sido realizados com a permissão dos pais dos pacientes.
Um ex-paciente do centro Cma Reka afirmou que, em algumas ocasiões, eles recebiam instruções de formar um círculo em volta de um "ruim" e assistir enquanto este viciado era espancado pelos sacerdotes e outros funcionários.
"Eles o acertavam com bastões, pás, punhos, barras, cintos, o que eles conseguiam pegar", disse o ex-paciente à revista Vreme.
A respeito do sacerdote Peranovic, o ex-paciente afirmou que ele "sabe como bater - suas mãos ficam ensanguentadas com frequência".
"Quando ele bate, usando os braços e pernas, a batina voa por todos os cantos. Ele pratica artes marciais", afirmou.
Depois da divulgação do vídeo, médicos e psicólogos alertaram que a violência física não ajuda a reabilitar ou cuidar de viciados em drogas.
"Não é terapia. É um ato criminoso", afirmou o monitor de direitos humanos do governo sérvio Sasa Jankovic, que pretende entrar com um processo por tortura contra o centro.

Assista ao vídeo : http://www.bbc.co.uk/portuguese/multimedia/2009/05/090522_servia_drogas.shtml


Fonte: BBCBrasil

2 comentários:

Verbratec© Desktop.