quinta-feira, 21 de maio de 2009

Cirurgia extrai rim pelo umbigo do paciente

RIO - Usando uma técnica pioneira, médicos britânicos retiraram o rim de uma paciente através de um corte minúsculo em seu umbigo. A equipe do East Surrey Hospital, em Redhill, na Inglaterra, disse que foi a primeira na Europa a usar a técnica para operar o rim e a vesícula.
Quatro pacientes foram submetidos à cirurgia nos últimos 14 meses. O urologista Abhay Rane extraiu o primeiro rim em março de 2008 usando instrumentos especiais operados através do corte minúsculo.
A paciente inglesa Susan White, de 30 anos, que foi submetida à operação, disse:
- Eu me recuperei muito rápido. Quando criança, tive meu rim operado e fiquei com uma cicatriz grande. Estou satisfeita, este procedimento não deixou sinal nenhum. Faz uma grande diferença para a minha auto-confiança.
Através de um minúsculo corte dentro do umbigo, os médicos inserem na barriga do paciente um porto de acesso onde são acoplados uma câmera e outros instrumentos.
A barriga é inflada com dióxido de carbono para criar espaço para manobras. No caso da remoção do rim, o órgão é desconectado dos vasos e tecidos que o cercam, assim como de outros órgãos. Depois, é embrulhado em um saco plástico e retirado através do umbigo.
O corte desaparece após alguns meses e a maioria dos pacientes retorna à atividade normal dentro de alguns dias.
O cirurgião Rane disse que desenvolveu o método com seus colegas para limitar o impacto da operação e reduzir cicatrizes.
O tempo de recuperação do paciente é reduzido a dias ao invés de semanas, acrescentou o médico.
-Foi um ano muito empolgante para nós no hospital, vendo a recuperação tão rápida dos pacientes e ensinando outras pessoas em todo o mundo como fazer isso.


O Globo On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.