quarta-feira, 27 de maio de 2009

Alunos de Veterinária são acusados de chutar gambá até a morte em campus de universidade em Juiz de Fora

SÃO PAULO - Dois alunos do primeiro ano do curso de Medicina Veterinária da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) em Juiz de Fora, Minas Gerais, são acusados de chutar um filhote de gambá e maltratar o animal até a morte dentro do campus da universidade no último dia 19. A universidade criou uma comissão para investigar a agressão. Segundo o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Carlos Henrique Reis de Araújo Silva, caso seja constatada culpa, os estudantes podem ser expulsos da universidade.
- Esse fato chegou ao meu conhecimento um dia depois do ocorrido. Imediatamente mandei instaurar uma comissão de inquérito. Os alunos estavam fora do horário de aula, mas dentro da instituição. Os envolvidos estão sendo ouvidos e os trabalhos devem ser finalizados até a próxima semana - diz o coordenador.
A denúncia foi recebida pela ONG Animal & Natureza, que registrou a ocorrência na Polícia Ambiental. Segundo a ONG, os alunos Aldo Faria e Hellan Pimentel Alves de Oliveira teriam deixado o laboratório de anatomia da universidade para, dentro do campus, dar chutes no animal. Após chutar o filhote várias vezes para o alto, os dois ainda teriam apedrejado o gambá até a morte.
O diretor técnico da ONG, Paulo Rodrigues de Medeiros, diz que o animal estava em seu habitat natural, já que o campus está localizado em uma zona afastada da cidade, em meio a uma grande área verde. Os gambás, principalmente os filhotes, explicou, são animais de movimentos lentos e de pouca agilidade, exceto para trepar em árvores, utilizando a cauda.
O coordenador do curso de Veterinária afirmou que foram feitas buscas ao animal dentro do campus, mas o corpo não foi encontrado.
- Ontem mesmo estivemos no campus com a Polícia Ambiental, que deve instaurar inquérito e ouvir testemunhas - diz Medeiros.
Segundo ele, os dois rapazes podem responder com base na lei 9605/98, de crimes ambientais.

SÓ POR ESSE CRIME????


O Globo On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.