terça-feira, 26 de maio de 2009

Goiânia - Preconceito é maior entrave à adoção

Clara (nome fictício), 7, sonha com uma casa “bem legal” e com muitos brinquedos. Ela deseja uma família boa, que vai proporcionar-lhe carinho, amor e, quem sabe, presentes. Além disso, imagina Clara com um sorriso no rosto, essa família vai levá-la para casa junto com sua irmãzinha, um ano mais velha. Os dois irmãos, um de pouco mais de um ano e outro de nove anos, já foram adotados. A garotinha chorou na despedida, mas disse não ter ficado triste. “Chorei só uns dias, mas depois fiquei feliz. Logo eu também vou”, diz.
A menina e sua irmã moram no Condomínio Sol Nascente, em Goiânia, a cerca de um ano e meio, mas não perdem a esperança de encontrar uma nova família. Mas o sonho das meninas, assim como o de tantas outras crianças no País, esbarra em um obstáculo: as exigências dos pais adotivos.
Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostram que 17.985 pessoas estão inscritas no Cadastro Nacional de Adoção (CNA). Mas, desse total, 40,62% somente aceitam crianças brancas e 0,09% somente aceitam crianças negras. Dos cadastrados, 85,09% não aceitam irmãos e, 34,87%, só querem adotar se for do sexo feminino. No que diz respeito à idade, quando mais velha a criança, menor o percentual de pessoas que querem adotar. Para se ter uma ideia disso, apenas 0,26% aceita crianças com até nove anos.
Na contramão da fila de espera dos pais, estão cadastradas no CNA 2.583 crianças, mas grande parte está fora do perfil preferido pelos candidatos a pais. Do total, 47,50% são pardas, 74,76% têm irmãos, 20,63% possuem algum problema de saúde e, a maioria, está acima dos três anos. Trinta crianças e 680 candidatos a adoção do Estado estão cadastrados no CNA.
Atualmente em Goiânia, segundo o juiz da Infância e Juventude de Goiânia, Maurício Porfírio, existem 270 crianças abrigadas. Do outro lado, 550 pessoas aguardam na fila para adotar. O magistrado diz que, apesar da distorção dos números, não existe burocracia no processo de adoção. “O que existe é o perfil que nós não temos.” Ele diz que a preferência dos candidatos é pelos recém-nascidos, do sexo feminino e de cor branca. “A consequência disso é que temos uma fila enorme e nenhuma criança nesse perfil para ser adotada”, diz.

Psicológico
Lorena Lobo, estagiária de Psicologia que trabalha no Condomínio Sol Nascente, diz que um dos questionamentos das crianças no local é sobre o porquê de não terem sido adotadas e chegam a perguntar se é por causa da idade. Segundo Lorena, das mais de 45 crianças que estão no abrigo, a maioria tem mais de oito anos.
A estagiária ressalta que todas as crianças fazem acompanhamento psicológico dentro do Condomínio e, se necessário, elas podem passar pelo procedimento fora do local. Ela observa que, para que a criança possa lidar melhor com a situação, são trabalhados projetos de vida. Nesse trabalho, é analisado com as crianças como seria a vida delas se fossem adotadas e como seria se não fossem.

Apelo
Ontem, ocasião em que se comemorou o Dia Nacional da Adoção, Porfírio fez um apelo à população que pretende adotar uma criança. “É preciso que os casais abram o coração. Adotar um recém-nascido, a pessoa ajuda mais a ela mesma do que a criança”, ressalta. O magistrado observa que o CNA, criado há um ano pelo CNJ, tem ajudado no processo de adoção, mas o que precisa mudar, segundo o juiz, é o perfil que as pessoas querem na hora de levar uma criança para casa.
O magistrado informa que, para adotar uma criança ou um adolescente, é necessário que o interessado compareça pessoalmente junto à Vara da Infância e Juventude de Goiânia (isso no caso da capital) para requerer a inscrição. É preciso levar documentos pessoais, comprovante de endereço, foto e diploma comprovando a participação em curso de preparação para adoção. Após a entrega da documentação, técnicas da Divisão Psicossocial, realizam sindicância na residência do candidato para elaboração do Estudo Social. Posteriormente, o processo será encaminhado para a promotoria e do Juiz da Infância e Juventude. Aceito o pedido, o interessado é incluído no Cadastro para Adoção.


Jornal Hoje Notícia

23 comentários:

  1. oi eu ja me escrevi e estou esperando uma resposta eu sou casada e tenho dois filhos,o meu marido ja tinha dois quando nos casamos e hoje quero adotar uma meninae sempre o meu marido esta em goiania com o vice governador ademir menezes e com o mabel e se vcs falarem que tem como eu adotar uma menina assim que ele for ai eu irei junto e se precisar de testemunha eu levo o vice governador e a cilene guimaraes que e minha amiga tambem.

    ResponderExcluir
  2. ROsely Lopes Ferreira26 de janeiro de 2010 às 16:14

    Olá Não posso ter filhos descobri recentemente e foi um choque, eu e meu esposso optamos em adotar um recem-nascidos, será dificil mas tenho muita esperaça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce ainda tem interece em um rece-nascido?entre em contato comigo: davi-_-exe@hotmail.com

      Excluir
  3. Se não conseguirem o que esperam, tentem uma outra criança que espera por um lar.
    Abraços
    Maria Célia e Carmen

    ResponderExcluir
  4. Quero adotar cavalos ou caneiros para criar em uma fazenda;vou cuidar muito bem .Meu nome e Eduardo meu celular e 062 96055380.

    ResponderExcluir
  5. ola so Enilza e gostaria de ajuda para adotar uma criança de ate 03 anos se puderem me ajudar meu e-mail enilza19@yahoo.com.br vou aguarda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce ainda tem interece? entre em contato : davi-_-exe@hotmail.com

      Excluir
  6. Ola meu nome é Letícia e gostaria de adotar uma criança, sou casada e não posso ter filhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce ainda tem interece? entre em contato: davi-_-exe@hotmail.com

      Excluir
  7. tenho 20anos sou casada a 04anos nao tenho filhos morro de vontade de ser mae por esto eu e meu esposo queremos adotar uma crianca de 0 a 1ano e meio nao emportamos com caracteristeca de cor de pele

    ResponderExcluir
  8. Olá eu espero por um bebe a 5 anos quero uma criança até um ano se alguem souber de alguma mulher gravida que naum que ficar com o bebe entre em contato comigo amandacrissilveira@hotmail.com. Obrigada

    ResponderExcluir
  9. Olá, quero adotar uma criança de preferencia recem nascido, se alguem souber de uma mae que queria dar a criança entre em contato pelo e-mail:francielly38@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, eu e meu marido moramos em espanha, ele é espanhol e eu sou brasilera e estamos interesados em adotar uma criança. Queriamos recibir mais informaçao Obrigado (larapm81@gmail.com) Obrigado

    ResponderExcluir
  11. ola, tenho 37 anos solteiro muito ligado a familia, sempre tive vontade imensa de ter filhos mas acho que deus desejou assim, sonho em receber nos meus braços uma menina linda loirinha de olhos azuis comportamento doce e feliz sou independente,e moro so se aparecer uma linda assim nesse pefil, favor entrar em cotrato minha_pesso@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Eu quero muito adotar uma criança...sou professor com uma carreira estabilizada em Goiânia e tenho esse sonho...me ajudem por favor...

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de adotar uma criança de até 1 ano de idade, sou casada á 8 anos e meu esposo não pode ter filhos, não importa o sexo e nem cor, apenas quero ser mãe. Favor entrar em contato atais__bitten@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Sou casada a 7 anos, e gostaria de adotar uma menina de até 3 anos, quem puder me ajudar entre em contato comigo. Kira_carvalho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Oi boa tarde sou casada tenho 2 filhos adutos que já são casados eu e meu marido gostariamos de adotar uma menina 0 a 3 anos quem pode me ajudar sou enfermeira meu marido tem emprego fiquiso ente em contato com migo aureaenf2012@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Olá eu e meu marido gostaríamos de adotar uma criança.. gostaríamos de vistar pra vê-los, será que tem como?

    ResponderExcluir
  18. Ola meu nome erica quero ser voluntária como faço?62 98483121

    ResponderExcluir
  19. Ola meu nome erica quero ser voluntária como faço?62 98483121

    ResponderExcluir
  20. eu gostaria de fazer doações e serviço comunitário

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.