segunda-feira, 11 de maio de 2009

Pantanal enfrenta maior seca dos últimos 35 anos

CUIABÁ - O Pantanal mato-grossense passa, este ano, pelo período mais seco dos últimos 35 anos e as mudanças climáticas podem tornar este tipo de fenômeno mais recorrente nas próximas décadas. O alerta é do pesquisador da Embrapa Pantanal, Ivan Bergier.
- Este ano será bastante atípico. Vai ser realmente seco. Já temos detectados focos de incêndio e a incidência de queimadas deve ser alta até o fim do ano - afirmou Bergier.
Entre 1974 e 2008 o nível do Rio Paraguai se manteve sempre alto, na faixa entre 3 metros e 5 metros. Este ano a projeção dos especialistas é de que fique abaixo dos 3 metros. A última seca prolongada na região ocorreu entre os anos de 1963 e 1973. Não é possível afirmar que vá se repetir um ciclo parecido, diz o pesquisador da Embrapa. O prognóstico indica até um aumento de chuva na região até 2050. Entretanto, também não permite descartar a preocupação com novas situações atípicas.
- Agora estamos tendo um ano muito seco e daqui para frente é uma incógnita. Pode haver manutenção de níveis máximos, mas as mudanças climáticas podem ter outros efeitos aqui [no Pantanal] como o aumento da ocorrência de eventos extremos - disse.
As chuvas acima da média histórica no Norte e Nordeste estão relacionadas, segundo Bergier, ao fenômeno La Niña, que amplifica as chuvas naquelas regiões e, ao mesmo tempo, torna o clima mais seco na Região Sul. As causas da seca no Pantanal ainda não estão claramente detectadas.
- Ainda não temos uma explicação consistente. Pode ter relação com erupção vulcânica, mas ainda não existe um fenômeno compreensível para explicar esse período de seca - afirmou Bergier.



O Globo On Line

2 comentários:

  1. muito obrigado,estava precisando para um trabalho de português

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado,estava precisando para um trabalho de português

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.