quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

ATIBAIA



Escrevo para vocês pois alguns devem estar acompanhando o que a mídia nacional e local vem dizendo sobre a situação de Atibaia, em especial no que diz respeito as enchentes.
Como sabem, trabalho na Secretaria de Comunicação da Prefeitura, e posso informá-los com mais precisão do que a boataria e o sensacionalismo que há por ai. Faço isso não como funcionário da Prefeitura, mas sim como morador de Atibaia preocupado com o que rola de informações, muitas delas mentirosas, por ai.

Vamos aos fatos.
1 - A represa não vai estourar, nem está rachada/tricanda e nem está transbordando. O que ocorre é que a represa de Nazaré Paulista (rio Atibainha) chegou no seu limite máximo de armazenamento, e a água excedente está escoando pela "tulipa" que funciona como o "ladrão" na caixa d'água, justamente para evitar o transbordamento.
2 - O que ocasiona a enchente é sim a quantidade de água despejada pela SABESP (leia-se Governo do Estado), no rio Atibaia. Hoje é liberado 18m³/s (isso mesmo, 18 metros cúbicos por segundo) no rio Atibaia, 7m³/s vem da represa de Piracaia (rio Cachoeira) e 11m³/s de Nazaré (rio Atibainha), a junção desses 2 rios é que forma o Rio Atibaia.
As comportas já estão abertas desde dezembro de 2009, e não há previsão, segundo a SABESP, de abrir mais. Essa cheia dá-se a grande quantidade de chuvas, só pra se ter uma idéia, o esperado para janeiro de 2010 é de 243mm³ e já nos primeiros 15 dias do mês já tinha chovido 300mm³.
3 - A Prefeitura vem agindo com medidas paliativas para tentar minimizar os transtornos causados pela enchente, mas não há nada a se fazer nesse momento que impressa o rio de ocupar sua área de origem.
Antigamente, muitos dos bairros, hoje afetados, eram ocupados pelo rio em épocas de cheia. O que ocorreu é que com a construção das represas o leito do rio estreitou, e alguns "espertalhões"( (prefeitos e engenheiros) aprovaram os loteamentos que hoje sofrem com a cheia do rio. Para saber quem são, basta pesquisar quem eram os bam bam bans da cidade no final dos anos 70 e inicio dos 80, ano de aprovação de 2 dos 15 bairros mais afetados.
4 - Hoje somente 3% da população (cerca de 3.600 pessoas) sofrem o drama da enchente. Atibaia tem 126 mil habitantes, e a área afetada é somente a que margeia o rio, o resto da cidade não corre risco de enchente.
O drama dado pela mídia, dizendo que "Atibaia está de baixo d'água", apenas serve para prejudicar a economia local, uma vez que uma das fontes de renda da cidade é o Turismo, que vem sendo prejudicado por essas manchetes sensacionalistas, além é claro de ser uma forma de terrorismo instalando o pânico na cidade.
5 - Informações oficiais podem ser obtidas no site da Prefeitura (http://www.atibaia.sp.gov.br/) no link ATIBAIA EM ALERTA. Todo o resto que vai além do que está ali, é boato e especulação.
Meu desabafo eu deixo pro final, e vou ser sincero com vocês, se a SABESP, que se diz tão dona da situação, tivesse planejamento e não visse somente dinheiro na água fornecida para a Capital, não estaríamos passando pelo que passamos hoje. Digo isso pois desde setembro a represa vem operando acima dos 80% de sua capacidade, e já era esperado um volume grande de chuvas no final do ano e até março de 2010. Hoje não há muito a se fazer, e as 900 famílias que sofrem com essa falta de planejamento só podem contar com o apóio da Prefeitura, pois até agora o dinheiro (R$ 700 mil) prometido pelo Sr. Governador José Serra, ainda não veio e é bem capaz que o recurso a ser repassado pelo Governo Federal chegue antes, como já vem acontecendo na cidade em outras áreas.
Prá encerrar, faço aqui meu pedido de doação e de atenção a quem você doa. O Fundo Social de Solidariedade, é o responsável por arrecadar e distribuir as doações com profissionalismo e justiça. Hoje há na cidade cerca de 65 famílias que estão desabrigadas, morando em alojamentos oferecidos pela Prefeitura. O Fundo Social tem cadastro das famílias atingidas, e faz a triagem necessária para que quem realmente precise, receba as doações. Os itens mais necessitados são água, leite e alimentos em geral (arroz, feijão, açúcar, farinha, etc). As doações podem ser encaminhadas para a Casa de Solidariedade (Rua Bartolomeu Peranovichi, s/n) que fica ao lado do Fórum Cidadania e da Prefeitura.
Além dessas medidas emergenciais, a Prefeitura isentou do IPTU todos os moradores atingidos pela enchente, bem como também isentou da tarifa de água, esgoto e lixo no período de 1 ano. Há também a iniciativa do "Aluguel Social", que repassa R$ 300,00 por 3 meses para que a família possa sair da área de risco. Informações sobre esses benefícios podem ser conseguidas na secretaria de Assistência Social, que fica em frente ao Posto de Saúde do centro, na rua Castro Fafe.
Agora sim pra encerrar e mostrar bem o que estamos vivendo, sugiro que vejam o vídeo que a Comunicação fez , acima.Esse vídeo foi feito no dia 25 de janeiro, e hoje os números já são bem maiores. Se tiver qualquer dúvida, sugiro que se abasteça de informação no site da Prefeitura e não nas fofocas.
Um grande abraço,e lembre-se: Atibaia em alerta sim, desespero não.

JT - João Thiago Garcia
cel: 11 9635-0219 19 9263-0461 NOVO TELEFONE: 11 8682-2788
msn: jtogarcia@hotmail.com ORKUT JT

DM USE - 2ª Assessoria www.dm2.org.br

.: Cada um terá que dar conta da inutilidade voluntária de sua existência - AK :.

2 comentários:

  1. Lindinhas, hoje peço a vcs ajuda para divulgar meu novo espaço: http://causaalbinamt.com
    bjs
    mada (blog procusto nunca mais)

    ResponderExcluir
  2. Já divulgamos.
    Bjs
    Maria Célia e Carmen

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.