domingo, 24 de janeiro de 2010

Cuidado com as abelhas


Durante o verão, estação mais quente do ano, os incidentes relacionados a ataques de insetos tendem a aumentar. Desde o início de 2010 foram registradas 41 ocorrências com abelhas e 12 com marimbondos. No mesmo período do ano passado, foram 30 chamadas de abelhas e quatro de marimbondos, caracterizando um aumento de aproximadamente 136,67% no índice de abelhas e 300% no de marimbondos.
O total de ocorrências envolvendo esses tipos de insetos no ano passado foi de 854 em todo o Estado. Com esse aumento, evidenciado pela estatística parcial deste ano, é importante que a população adote certos cuidados, a fim de evitar problemas.
O corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), por meio do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), avalia todos os chamados relacionados a abelhas e entra em contato com apicultores para que seja realizada a captura do inseto.
Se o enxame estiver fora de controle, inclusive de apicultores, como última alternativa, a equipe do Corpo de Bombeiros extermina as abelhas.

Para evitar problemas, são recomendados os seguintes cuidados
- Use roupas claras, pois as escuras atraem abelhas;
- Evite movimentos bruscos e excessivos quando próximo a colméias;
- Não grite, pois as abelhas são atraídas por ruídos, principalmente os agudos;
- Evite operar qualquer máquina barulhenta próximo a colméias;
- Examine a área de trabalho antes de usar equipamentos motorizados;
- Ensine as crianças a se precaverem e não molestarem as abelhas;
- Pergunte ao seu médico sobre o que fazer caso você seja alérgico a picadas;
- Ao ficar diante de um enxame de abelhas, a pessoa deve correr em zigue-zague, pois os insetos deslocam-se juntos em linha reta;
- Se for atacado, proteja das picadas o pescoço e o rosto, com a ajuda de uma camisa ou outra vestimenta;
- Pessoas alérgicas a picada de insetos devem evitar caminhadas em áreas de mata, pois para quem é sensível ao veneno da abelha, apenas uma picada pode ser suficiente para gerar um choque anafilático.
Caso perceba a formação de um enxame, a população pode chamar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.