terça-feira, 26 de janeiro de 2010

LEUCODISTROFIA



Leucodistrofia é uma doença genética que tem como resultado final a destruição da bainha de mielina (doença desmielinizante).

A bainha de mielina é uma "gordura" que protege o nervo, sem ela nao há impulso nervoso. Existem mais de 30 tipos de Leucodistrofias e novas são descobertas a cada dia. Essa doença se manifesta depois de um tempo de vida sem nenhum sintoma. Como essa doença afeta o Sistema Nervoso, os sintomas são variados, desde perda de visao, audição, dificuldade de deglutinação, e dificuldade de andar.
Na leucodistrofia ocorre danos ao sistema nervoso central e em menor quantidade na mielina do resto do corpo.
Em geral as leucodistrofias não têm tratamento. Algumas sim. O tratamento mais eficaz, capaz de paralisar dependendo do estágio da doença é o transplante de medula ossea(não são todos os tipos de leucodistrofias que o transplante é recomendado). Se nao houver doador pode-se utilizar cordão umbilical, os resultados são melhores com o cordão.
Um filme interessante seria "Oleo de Lorenzo" retrata uma verídica história de um menino com leucodistrofia, até o momento sem cura, seus pais com um esforço sobrenatural descobrem um tratamento. O pai desse menino nunca estudou medicina mas recebeu título de doutor depois.

Não deve ser confundido Leucodistrofia com distrofia muscular.

Sites informativos
•Centro de Estudos do Genoma Humano
•Myelin Project
•United Leukodystrophy Foundation, Inc.


Wapedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.