domingo, 24 de janeiro de 2010

Projeto de legalização não passa em Washington



O projeto de lei 2401 do Estado de Washington, que propunha a legalização total da posse, venda e produção de maconha, não foi aprovado na Comissão de Saúde Pública da Câmara Legislativa do estado. A proposta, que previa a taxação da venda da erva nos mesmos moldes do que já é feito com as bebidas, perdeu no julgamento dos membros da comissão por 6 votos a 2. Uma outra proposta, mais modesta, que pedia apenas a descriminalização da posse de maconha, também não foi aprovada para seguir tramitando na Câmara Legislativa do estado perdeu por 5 a 3. POr ora, posse de maconha em Washington continua sendo legalmente crime.
As decisões, apesar de frustrantes para os autores da proposta, não chegaram a surpreendê-los. Para eles, a derrota era prevista, e contou como mais um passo no paulatino processo de inclusão definitiva da questão nas pautas legislativas de todo o país. Uma das principais razões para o veto, analisou nesta quinta-feira o jornal Seattle Times, é que as mudanças da lei, se aprovadas, deixariam o estado numa posição de frontal desacordo com as leis federais sobre o tema. Ainda espera-se, dizem os analistas, uma sinalização mais incisiva do presidente Obama sobre a possibilidade de mudanças na política do governo federal sobre drogas, que se mantém no extremo oposto das mudanças que começam a se delinear em diversos estados. Até o momento, o movimento mais ousado do presidente com relação ao assunto foi prometer que União não vai mais processar usuários flagrados com maconha que tenham conseguido o direito de portar a droga graças às legislações estaduais que já permitem o uso da erva para fins medicinais.
Em novembro, ambas as propostas que perderam esta semana serão novamente submetidas ao crivo da Câmara Legislativa de Washington. E dessa vez, prometem seus patrocinadores, lastreados por mais de 250 mil assinaturas, que já estão sendo arregimentadas em todo o estado.


sobredrogas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.