terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Chuva deixa 2 mil turistas isolados perto de Machu Picchu; cerca de cem brasileiros estão na região


LIMA - Fortes chuvas que atingem a região de Cuzco, no Peru, bloquearam a ferrovia que dá acesso ao sítio arqueológico de Machu Picchu deixando 2 mil turistas retidos em Águas Calientes, cidade próxima ao local. O Itamaraty confirmou na noite desta segunda-feira que há entre 100 e 120 brasileiros entre os turistas isolados nas proximidades da cidade inca de Machu Picchu, no Peru. Eles estão aos cuidados da Companhia Ferroviária peruana , que está providenciando alojamento e alimentos. Segundo o Itamaraty já há um plano das autoridades peruanas para a retirada dos turistas, que só depende da melhora das condições climáticas.
O ministro do Turismo e Comércio Exterior do Peru, Martín Pérez, disse que o grupo está dividido em pequenos hotéis, albergues e alguns se acomodaram na estação de trem. Segundo ele, não faltarão provisões por três ou quatro dias.
- Vamos estabelecer uma ponte aérea para resgatar os turistas presos - garantiu Pérez, numa tentativa de acalmar os ânimos.
Vinte idosos e alguns turistas já foram retirados do local, informa a rádio CPN de Lima. Seis helicópteros policiais e militares participarão do resgate dos turistas, vindos também da Europa, dos Estados Unidos e de outros países da América Latina. Eles serão levados para a cidade de Ollantaytambo. Crianças e idosos terão prioridade de embarque.
- Muitas pessoas ficaram sem dólares ou soles peruanos e estão implorando por comida e água para as crianças e por acomodação. Outros estão espalhados pelo chão da estação de trem esperando - disse por telefone Alva Ramirez, uma turista mexicana.
A companhia ferroviária responsável pela via de acesso à antiga cidade inca, PeruRail, suspendeu os serviços entre Cuzco e Águas Calientes, e os voos comerciais entre Lima e Cuzco também foram cancelados.
De acordo com a porta-voz da Peru Rail, Soledad Caparo, a empresa já está trabalhando para limpar o trecho afetado da ferrovia e retirar a lama que cobre os trilhos.
Centenas de caminhões e ônibus ficaram parados em duas das principais estradas da região.
O primeiro-ministro Javier Velasquez declarou estado de emergência por 60 dias em várias áreas próximas a Cuzco. O Peru vem registrando as chuvas mais intensas dos últimos 15 anos. O aguaceiro já provocou deslizamentos de terra, inundando dezenas de casas e causou o fechamento da única ferrovia que leva a Machu Picchu, a 1.100 km de Lima. Pelo menos duas pessoas já morreram em consequência das chuvas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.