domingo, 24 de janeiro de 2010

Pedro II cria portal na internet para dar novo ritmo à educação musical


RIO - O aprendizado de música ganhou novo ritmo com o lançamento do portal de Educação Musical do Colégio Pedro II. Na página, de acesso livre e gratuito, há informações sobre intérpretes, compositores e diversos estilos musicais, além de um guia prático para quem quer aprender a tocar flauta, violão ou instrumento de percussão. O portal foi feito por professores com a ajuda de alunos dos ensinos fundamental e médio. O lançamento coincidiu com a organização de um movimento de defesa da aplicação da lei federal 11.769/08, que torna a música obrigatória em turmas de educação básica. As escolas têm até 2012 para se adaptar.
No Pedro II, a educação musical sempre fez parte do currículo. Há dois anos, a professora Mônica Leme teve a ideia de criar o portal a fim de contribuir para o ensino e aprendizado dessa arte.
- O objetivo da educação musical não é formar músicos. A música ajuda a despertar a sensibilidade. Muitos alunos com dificuldade de aprendizagem apresentam melhoras - diz Mônica, que é bandolinista do grupo Mulheres de Chico e dá aulas no Pedro II há cinco anos.
Quem acessa o endereço (http://www.portaledumusicalcp2.mus.br/)
encontra, por exemplo, a história da música ocidental a partir da Antiguidade. O colégio disponibiliza suas apostilas, do 6º ano do ensino fundamental até o 1º ano do ensino médio e oferece espaço para professores publicarem dissertações, monografias e teses.


O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.