domingo, 24 de janeiro de 2010

Pelas Ruas: cão maltratado preocupa moradores no Centro


Rottweiler estaria há dias preso em pátio nos fundos de restaurante sem água e comida

Os latidos de um rottweiler têm perturbado o sono de moradores perto da Praça Dom Feliciano, no centro da Capital. O cão está preso por uma corda em uma árvore no pátio dos fundos de um restaurante sem receber comida e água há dias, segundo uma moradora que não quer ser identificada. De acordo com a Brigada Militar (BM), o abandono de animais é crime ambiental e deve ser denunciado à polícia (veja abaixo).
— Não consigo dormir já que o cachorro fica chorando a noite toda. O dono é uma pessoa muito fria para fazer uma coisa dessas. Um vira-lata de rua come mais do que esse cão, que está ali preso sem ter como se defender nem como se alimentar. Não sei mais o que fazer. Ver um animal sofrendo assim faz muito mal para a gente — lamenta a moradora, que chama a atenção ainda para a falta de higiene no pátio do restaurante, que funciona perto de uma farmácia.
A reportagem ligou para o estabelecimento para tentar falar com o dono, mas foi informado que o mesmo está viajando.
O comandante do policiamento ambiental da área metropolitana, capitão Rodrigo Gonçalves dos Santos, explica que nestes casos de maus-tratos as pessoas devem procurar a polícia para registrar a suspeita de crime ambiental. Assim, é possível abrir inquérito para investigar e tentar localizar o responsável pela irregularidade.
Segundo ele, há duas formas de constatar maus-tratos contra animais. A primeira delas é o flagrante da agressão ou mutilação. A segunda situação que pode caracterizar o crime é o fato do animal não receber cuidados e alimentos.
— Temos parceria com veterinários da prefeitura para conseguir um laudo pericial e configurar o crime de maus-tratos. A BM tem dificuldade no atendimento desse tipo de ocorrência. A melhor solução, infelizmente, é a mais demorada — admite o comandante.
De acordo com ele, a pena prevista é de três a seis meses de detenção ou multa, que ainda pode ser substituída por prestação de serviços à comunidade.

Como denunciar
Denúncias e mais informações pelo telefone do Batalhão Ambiental da BM (51) 3288-5146.


2 comentários:

  1. Quem tem pena, toma providência.
    Será que foi posto lá para morrer de inanição?
    Ninguém vai fazer nada?
    E os funcionários do"restaurante" não podem dar água e comida.
    Tudo exquisito nesse caso.
    Preferem deixar o pobre animal morrer com medo de denunciar, ficar anônima.
    Isso chama-se covardia, negligência e outras coisas mais.

    ResponderExcluir
  2. whoah this weblog is excellent i love studying
    your posts. Keep up the great work! You already know, lots of
    people are searching around for this info, you could help
    them greatly.

    Here is my homepage Code Psn Gratuit ()

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.