sábado, 30 de janeiro de 2010

Denúncias de casos de pedofilia aumentam em MT


Um dos crimes que mais preocupam a sociedade é a pedofilia. Por dois motivos: envolve crianças e uma gama enorme de criminosos - muitos deles com situação financeira definida e grande disposição financeira para se defender das acusações. Para piorar, a pedofilia funciona em redes. De tão organizada, nem parece criminosa, mas uma empresa com hierarquias, logísticas e sistemas de pontos: vence quem exerce seu poder com as crianças mais jovens. Além disso, a pedofilia está inserida numa tradição quase milenar de exploração infantil, que era "natural" para muitos antepassados.
Para impedir que essa rede cresça, uma série de ações tem sido colocada em prática. O Senado Federal está atuante numa CPI da pedofilia, os magistrados se mostram mais atentos, varias ONG criadas atua em parceria com o poder publico no combate a pedofilia, exemplo disse é a ONG MT Contra a Pedofilia presidida pelo vereador Várzea-grandense Toninho do Gloria que tem sido um exemplo para o Brasil no combate a pedofilia em MT,o resultado disso é o aumento de denúncias, condenações e debates públicos a respeito do delito.
Dados apontam que 80% dos casos ocorrem entre crianças de 2 a 10 anos de idade. No Brasil, a cada oito minutos uma criança é abusada. Em 2008, foram registrados 32.588 denúncias. Em Cuiabá e Várzea Grande, dados da Delegacia de Defesa da Criança e do Adolescente (Dedica) mostram que em 2008 foram 734 ocorrências de crimes contra menores de 18 anos. Já no primeiro semestre de 2009, este número subiu para 907, dos quais, em média, 40% das ocorrências dizem respeito a crimes de abusos e exploração sexual contra o menor.
Vamos combater a pedofilia denunciando, destacou O presidente da ONG MT Contra a Pedofilia Toninho do Gloria. ”. Como resultado, tem-se vislumbrado, a cada dia, mais denúncias de pedofilia nas cidades, como em Cuiabá, que registrou aumento de 88% nas ocorrências envolvendo violência sexual quando comparados os anos de 2008 e 2009. Enquanto no ano passado foram registrados 127 casos, no ano anterior foram 68. Os dados são dos seis Conselhos Tutelares da Capital, conforme divulgação feita na imprensa nesta última semana.
Toninho do Gloria informou à imprensa que a ONG MT Contra a Pedofilia vai enviar ofício a todas as delegacias de Polícia Civil do Estado, a todos os Conselhos Tutelares de Menores em Mato Grosso, ao Ministério Público e a todos os órgãos municipais e estaduais que atendem casos de agressão a crianças e adolescentes que enviem relatório de todas as ocorrências registradas em todas as modalidades. O objetivo, explicou o presidente da ONG MT Contra a Pedofilia Toninho do Gloria, é a formação de um “banco de dados” estadual sobre a violência praticada em MT contra esse público – especialmente a sexual.
Um representante do Ministério Público advertiu que a apuração dos casos de agressões e abusos contra criança quando não é, “às vezes a continuidade da agressão” (quando a autoridade pergunta, por exemplo, se a vítima “gostou” ou por que demorou a fazer a denúncia) , “é uma série de ritos processuais demorados” – e que o “tratamento inadequado à criança violentada poderá transformá-lo num futuro violentador.”
Mobilizar a população a denunciar os pedófilos este será o grande desafio em 2010. E a sociedade precisa participar dessa luta, que deve ser de todas as pessoas de bem, finalizou o presidente da ONG MT Contra a Pedofilia Toninho do Gloria.

Circuito Mato Grosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.