terça-feira, 16 de junho de 2009

Afinal, o que é a Educação Infantil?


"A educação infantil foi criada com o propósito de desenvolver as capacidades motoras e cognitivas da criança. É uma das mais complexas fases do desenvolvimento humano. Os pequenos nessa fase precisam de atividades que os auxiliem no desenvolvimento de suas capacidades e, para isso, eles precisam fazer bolinhas de papel, trabalhar com a massinha de modelar, com a tesourinha, com tintas entre outros materiais.
Essas atividades proporcionam o desenvolvimento de suas habilidades motoras e cognitivas. Por exemplo, enquanto a criança brinca com a massinha de modelar ela está desenvolvendo sua coordenação motora fina (mãos e dedos) que futuramente na fase de alfabetização lhe permitirá escrever com mais facilidade, além do seu desenvolvimento nos aspectos intelectual, emocional e social.
Esse crescimento depende da interação do professor e do apoio da família, entendendo que a educação infantil não é a fase de alfabetização e sim de estimular à criatividade, a brincadeira, a socialização, a descoberta, a invenção e a construção do conhecimento. "

Elisabete Cerutti, pedagoga e professora da URI

Meu Filho


Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.