terça-feira, 16 de junho de 2009

Barco de Torben Grael é campeão da Volta ao Mundo e Brasil sobe ao pódio pela primeira vez

RIO - Comandante do Ericsson 4, Torben Grael aumentou nesta segunda-feira sua galeria de troféus. Ao cruzar a linha de chegada na terceira posição, na nona perna da edição 2008-2009 da Volvo Ocean Race, entre as cidades suecas de Marstrand e Estocolmo, o barco sueco garantiu, de forma antecipada, a conquista do título.
- É sensacional, uma sensação maravilhosa ser campeão da Volvo. Foi algo que trabalhamos inicialmente com o Brasil 1 na edição passada e agora com a Ericsson. Foi um projeto de dois anos e estamos muito felizes porque conquistamos nosso objetivo, que sempre foi a vitória geral. E de forma antecipada. Estamos nas nuvens - afirmou Torben.
Pela primeira vez na história da Volvo, o Brasil conquistou o título da regata de volta ao mundo. Além de Torben, integram a equipe do Ericsson 4 João Signorini, o Joca, e Horacio Carabelli. Os três estavam no Brasil 1, primeiro barco brazuca a disputar a Volvo, que terminou na terceira colocação na edição 2005-2006.
- Temos excelentes memórias do Brasil 1. Éramos como uma família e é claro que lembramos dos velejadores que não estão aqui conosco assim que garantimos o título. Além disso, completamos a circunavegação campeões. Nosso barco foi construído aqui e deixou Estocolmo há quase um ano. Agora, estamos de volta após velejar ao redor do mundo todo e vencer a regata. Não pode ficar melhor do que isso - disse Torben.
A chegada em Estocolmo, como não poderia deixar de ser, foi tumultuada. A equipe teve alguns compromissos com o patrocinador e algumas reuniões. Para comemorar o título, os velejadores farão o já tradicional churrasco. Só que, dessa vez, segundo Torben, na casa do patrão. A regata local e a perna que faltam serão somente de festa para comemorar a conquista do troféu.
A vitória do Ericsson 4 consagra Torben como um dos melhores e mais vencedores velejadores na história do esporte. Dono de cinco medalhas olímpicas - duas de ouro, duas de bronze e uma de prata -, um ouro e um bronze em Jogos Pan-Americanos, um título mundial e uma Louis Vuitton Cup, a prévia da Americas Cup, o brasileiro acrescenta mais uma conquista em sua já consagrada carreira. Ele, inclusive, se tornou o primeiro comandante a conquistar a Volvo, o ouro Olímpico e a Luis Vuitton Cup.



O Globo On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.