quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Caso Renna: Vereadores também pedem CPI da Pedofilia


A exemplo do deputado estadual Raul Marcelo (Psol), parte dos vereadores sorocabanos também querem que o “Caso Rena” seja investigado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia do Senado. O pedido foi feito terça-feira (18) ao presidente da Câmara, José Francisco Martinez (PSDB), pela bancada do PT. Na primeira sessão após o flagrante do então secretário Renna com três menores em um motel, o fato foi abordado por vários vereadores. Houve consenso de que a imagem do prefeito Vitor Lippi (PSDB) não foi afetada, mas alguns acharam que foi ruim para Sorocaba. “O aniversário não foi marcado com uma grande inauguração, mas com a lamentável prisão do ex-secretário Januário Renna”, disse Francisco França (PT).
Já a Comissão Legislativa de Combate à Pedofilia da Câmara se limitará aos trabalhos de orientação da sociedade. Foi o que disse o vereador Anselmo Rolim Neto (PP), emendando que o flagrante já havia sido feito pela polícia e a Justiça entrou no caso. O presidente da mesma comissão, vereador Marinho Marte (PPS), explicou que a investigação dos legisladores resultam em um relatório que é entregue à promotoria, mas neste caso as autoridades estão cientes. Na tribuna, alguns vereadores abordaram o fato de formas curiosas.

Críticas ao ECA
O vereador Ditão Oleriano (PMN) criticou o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e o Código Penal. “O que um garoto ou uma garota com 16 anos, que não pode trabalhar, vai fazer nessa idade para vestir um tênis, uma camisa da moda? Vai traficar, roubar, se prostituir, é óbvio”, disse Ditão. Afirmou que é contra qualquer tipo de abuso sexual, mas considerou que “essa é uma armadilha que qualquer um pode cair”. Disse que não pode ser aceito que se fale em menor aos 16, 17 anos, enquanto há jovens nessa idade que batem nos pais, na professora, traficam, mas a polícia nada pode fazer porque está de mãos atadas. “Que os deputados federais tenham vergonha na cara e auxiliem a população”, declarou.

Dinheiro e sexo
O vereador Rozendo de Oliveira (PV) afirmou que muitas vezes o homem é atraído por sexo e dinheiro e perde o que conquistou durante toda a vida. Disse que na Segunda Guerra Mundial os oficiais japoneses abandonavam suas espadas que acabavam virando atrações para a tropa americana, mas ao serem desembainhadas, acionavam explosivos que matavam todos que estavam ao redor. “Digamos que o senhor Januário foi atraído por uma dessas espadas e quiçá não respingue em mais pessoas. Que ele seja a única vítima e que isso sirva de exemplo para nós que exercemos cargos públicos e representamos a sociedade sorocabana”, declarou.

(Por Leandro Nogueira)


Jornal Cruzeiro do Sul

Um comentário:

  1. Acho que ele deve ser mais castigado pelo que fez pela familia dele do que com as garotas (enfim estavam em programa).Menores não podem trabalhar e as Escolas não sabem mais o que fazer com tantos problemas. Ele foi oportunista e traiçoeiro, a exposição que causou à família é imperdoável.

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.