quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Governo vai pedir extradição de Hosmany Ramos à Islândia


O Ministério da Justiça informou nesta terça-feira que vai formalizar o pedido de extradição do ex-cirurgião plástico Hosmany Ramos, preso na Islândia por portar documentos falsos. O pedido deve ser feito entre esta quarta (19) ou a quinta-feira (20).

A Polícia Federal confirmou nesta terça que o médico foi preso na quinta-feira (14) passada ao tentar entrar no país com o passaporte do irmão. Após a prisão, a Interpol (polícia internacional) no Brasil foi acionada e se comprometeu a enviar documentos que comprovassem a situação de Hosmany no país.
Foragido desde janeiro, quando deixou a cadeia para passar o Natal com a família e não voltou. Hosmany foi condenado a 47 anos de prisão por homicídio, roubo de joias e carros, tráfico e contrabando.
Segundo o ministério, o secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, já conversou com a polícia do Estado de São Paulo e com a Justiça de Valparaíso (SP) --que condenou o médico-- e solicitou a cópia do mandado de prisão, que será enviado à polícia islandesa com um pedido para que a prisão seja mantida até a extradição.
Como não tem tratado de extradição com a Islândia, o Ministério da Justiça informou que vai usar o argumento da reciprocidade para embasar o pedido, de forma semelhante ao processo que trouxe o banqueiro Salvatore Cacciola ao Brasil. Cacciola foi preso em Mônaco, país que também não tinha tratado com o Brasil.

Quatro estrelas
Em conversa por telefone com sua editora no Brasil, Hosmany Ramos disse que deve ficar pelo menos 15 dias preso na Islândia e não afirmou acreditar que voltará ao Brasil, informou Fernanda Emediato, da Geração Editorial. Ele também disse acreditar que não será extraditado por não existir tratado desse tipo entre o Brasil e a Islândia.
Ainda segundo a editora, Hosmany disse que está se sentindo bem na prisão e comparou o local a um hotel quatro estrelas, pois tem acesso a televisão, computador e pode usar o telefone a qualquer momento. Segundo Fernanda, ele possui até uma linha exclusiva para receber ligações, mas devido ao assédio da imprensa, só poderá voltar a usá-la na quinta-feira.
"Eu não estou em uma prisão aqui. Em uma cela como esta caberiam de 30 a 40 presos no Brasil", disse Hosmany em entrevista à TV islandesa, segundo o jornal "Pressan".



Folha Online

Um comentário:

  1. O SR. HOSMANY RAMOS MERECE A SUA CHANCE. PIORES SÃO OS NOSSO POLÍTICOS Q ROUBAM DIARIAMENTE E NEM SÃO PUNIDOS. QUANTAS PESSOAS MORREM DIARIAMENTE NO BRASIL POR FALTA DE ASSISTÊNCIA MÉDICA E ALIMENTAÇÃO, CAUSADA PELO DESVIO E MALVERSAÇÃO DO DINHEIRO PÚBLICO? Q DIFERENÇA TEM O HOSMANY DO SARNEY E CIA? CHEGA DE HIPOCRISIA. DEIXA O SR. HOSMANY RAMOS EXPOR AS SUAS IDÉIAS CULTURAIS E FILOSÓFICAS. COM CERTEZA, ISSO NOS SERÁ MAIS ÚTIL DO Q OS PLANOS MIRABOLANTES DA SRª ROSEANE SARNEY P O MARANHÃO. COM CERTEZA!

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.