quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Crianças ficam sem merenda em mil cidades




Escolas públicas de quase mil cidades brasileiras não estão recebendo o dinheiro destinado à alimentação dos alunos porque as prefeituras devem informações ao Ministério da Educação.

Escolas públicas de quase mil cidades brasileiras não estão recebendo o dinheiro destinado à alimentação dos alunos porque as prefeituras devem informações ao Ministério da Educação. Em muitas dessas cidades, a merenda escolar costuma ser a única refeição do dia, das crianças. O jogo de panelas novas, hoje, não tem serventia. As filhas de dona Maria, de 6 e 9 anos, vão pro colégio sem comer nada. "Por que não tem? Porque não tem. Aí fui pro mato ainda quebrar coco para nós poder comprar e aí só de noite que a gente vai comer", disse Maria das Dores Assis, quebradeira de coco. No Maranhão, principalmente em comunidades bem pobres, como esta onde estamos, muitas famílias só fazem uma refeição por dia. É na escola que as crianças vêm em busca de um complemento, um reforço na alimentação. O problema é que há alguns meses a merenda escolar não vem chegando aos colégios com a regularidade que deveria. Em uma escola, a merenda foi servida pela última vez em março. A situação se repete em escolas de mil municípios brasileiros, que tiveram o repasse de verbas suspenso pelo Ministério da Educação. São prefeituras que não fizeram a prestação de contas em 2008 ou não criaram os Conselhos de Acompanhamento da Alimentação Escolar. Sem comida, o rendimento dos alunos já não é o mesmo. Quem vem de casa com fome, vai embora mais cedo. "Às vezes o aluno chega pra mim e diz: professor, eu não comi nada em casa, às vezes só comeu um pouco de farinha que tinha, aí sou obrigado a dispensar porque o aluno não vai ter rendimento em sala de aula. Começa logo só a beber água, encher a barriga de água e fica sem ânimo dentro da sala", disse o professor Francisco Alves da Silva. Sete mil alunos estão sem alimentação em Timbiras. Esta semana, a Secretaria de Educação do Município comprou uma remessa de merenda, que não chegou a todas as escolas. "O Ministério Público cobra, os pais cobram, o conselho da merenda nos cobra, mas estamos fazendo o possível para que essa merenda mesmo que escassa ela seja dada às nossas crianças", disse Raimundo Nascimento, secretário municipal de Educação de Timbiras.
A prefeitura de Timbiras não prestou as contas de R$ 351mil da merenda escolar do ano passado. O prefeito atribuiu a falha à administração anterior.



Jornal Nacional - Últimas Edições

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.