segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Zoológico de Ribeirão Preto recebe oito macacos da Amazônia


SÃO PAULO - O Bosque Municipal Fábio Barreto, de Ribeirão Preto, cidade do norte paulista, recebeu oito micos de Cheiro e Barrigudos vindos da Amazônia. Os animais passaram por um período de observação no ambulatório do bosque e alguns já estão passando por adaptação em áreas abertas.
Também com os animais, há uma preocupação com a nova gripe. Os profissionais que cuidam dos bichinhos usam máscaras e os macacos ficam distantes do público porque são mais suscetíveis a vírus.
- O risco de morte é muito maior no caso de uma nova gripe. Pequenos primatas ficam em isolamento, ou em ilhas ou em ambientes com vidros - explica o biólogo Pedro Favaretto.
Há a previsão da vinda de mais 12 macacos para o bosque. A recepção de animais pelo bosque ficou mais fácil este ano, após o local receber o registro de jardim zoológico junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Segundo o diretor geral do bosque, Geraldo Gouvêa, há a intenção de estimular a reprodução em cativeiro desses animais e incrementar o programa de educação ambiental.
O Globo

Um comentário:

  1. Eu sou sócia de um Clube em Belém "O Grêmio Literário e Recreativo Português", e lá estes macaquinhos vivem soltos pela área de floresta do entorno do clube e chegam em bando. Nós penduramos cachos de bananas em árvores próximas às churrasqueiras e eles vêm comer a uns cinco passos de nós. Já houve ocasiões em que eles pegaram a banana diretamente de nossas mãos. Foi possível até acarinhá-los.

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.