domingo, 27 de dezembro de 2009

Câncer de colo de útero pode estar ligado a sexo precoce


Durante uma pesquisa que investigava por que mulheres de baixa renda possuem um risco maior de desenvolver o câncer cervical - mais conhecido como câncer de colo de útero -, especialistas descobriram que elas tendem a iniciar a vida sexual quatro anos antes do que mulheres de classes sociais mais altas. Essa evidência levantou a hipótese de que o sexo precoce pode até duplicar o risco da doença.
O estudo, realizado pela Agência Internacional para Pesquisa sobre o Câncer (International Agency for Research on Cancer), ligada à Organização Mundial da Saúde, foi divulgado pelo British Journal of Câncer. Analisando cerca de 20.000 mulheres, os pesquisadores concluíram que a idade em que a mulher teve seu primeiro bebê também é um fator que influencia o desenvolvimento da doença. Já o número de parceiros sexuais e o cigarro não são determinantes.
A médica Silvia Franceschi, que encabeçou a pesquisa, afirmou que o sexo precoce pode ocasionar a infecção pelo vírus HPV mais cedo, o que dá a ele mais tempo para produzir a longa sequência de eventos necessários para o desenvolvimento do câncer de colo de útero. Por outro lado, ela ressalta que o risco da doença também é alto em mulheres que tiveram sua primeira relação sexual entre 20 e 25 anos.
De acordo com Lesley Walker, representante da entidade britânica de fomento à pesquisa sobre o câncer Cancer Research UK, apesar de as mulheres poderem ser infectadas pelo HPV em qualquer idade, infecções em meninas muito jovens podem trazer consequências mais graves, por dar mais tempo ao vírus para causar os prejuízos. Para ele, os últimos estudos reforçam a necessidade da vacinação contra o HPV em adolescentes, antes do início da vida sexual, especialmente entre mulheres de regiões carentes.
O câncer de colo do útero é o segundo que mais afeta as mulheres em todo o mundo, com consequências mais graves nos países em desenvolvimento. Em 2002, houve pelo menos 500.000 novos casos da doença, com 270.000 mortes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.