terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Para salvar vidas


Ministério da Saúde lança campanha de incentivo à doação de medula óssea. Número de transplantes tem crescido no Brasil

Rio - Esperança para os 979 pacientes que aguardam por um transplante de medula óssea no Brasil, foi lançada ontem pelo Ministério da Saúde a campanha “Seja o amigo oculto de alguém por toda vida”. O objetivo é aumentar o número de possíveis doadores de medula óssea do País.
Segundo o órgão, em nove anos houve crescimento de 10.814% no número de cadastros do Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula (Redome). No estado do Rio de Janeiro, o aumento foi de 174,7% de 2007 até 2009, de acordo com o Hemorio.
O levantamento do ministério aponta que transplantes de medula óssea entre pessoas que não são da mesma família cresceram 411,5% entre 2001 e 2008, enquanto a doação entre parentes aumentou 25,3%.
Apesar dos índices, quem precisa do transplante sofre para encontrar doadores compatíveis. No Brasil, a compatibilidade é de uma para cem mil pessoas, segundo a coordenadora de campanhas do Hemorio, Regina Lacerda. Entre irmãos, a chance é de 25%. É o caso de Drielly de Souza, de 5 anos. A menina tem leucemia e aguarda pelo transplante de medula óssea. A doadora será a irmã gêmea, Raíssa.
Para quem não encontra compatibilidade na família, a solução é o Redome. Segundo Regina, quanto mais cadastros no banco, maior a chance de salvar vidas.
“Em seis dias a medula se reconstitui totalmente, por isso não faz falta para quem doa. Quanto mais cadastros no banco, maior a chance de encontrarmos pessoas compatíveis”, ressalta Lacerda.
Quem quiser se cadastrar, pode fazê-lo em qualquer hemocentro. Basta ter entre 18 e 55 anos e ser saudável. Não é necessário estar em jejum.

Clarissa Mello

imagem:Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.