quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Maceió registrou 39.982 casos de violência contra jovens em 2009


Dados foram divulgados por Conselhos Tutelares, que fizeram balanço de ocorrências este ano

Foi ao som de uma banda formada por jovens recuperados das drogas, que deu início, na manhã desta terça-feira (29), o último plenário estadual de conselhos tutelares do ano, composto por cerca de 150 conselheiros tutelares vindos do Alto Sertão, Agreste, Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e Grande Maceió. A reunião ocorreu no auditório do Conselho Regional de Medicina, no Farol.
No encontro, foi feita uma avaliação geral das ocorrências no ano de 2009 e divulgados espantosos números de casos de violência contra jovens. Neste ano foram registrados 39.982 episódios de violência contra a criança e ao adolescente somente em Maceió, de acordo com dados dos conselhos tutelares. Números que levaram a capital alagoana ao primeiro lugar entre as capitais brasileiras com maior índice de violência entre jovens, segundo o Ministério da Justiça e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
O presidente do Fórum Estadual de Conselhos Tutelares, Edmilson Souza, disse que o objetivo da reunião, além de mostrar números, é discutir formas para combater a violência, sobretudo, contra crianças. Entre os tipos de violência estão o abandono, maus-tratos, exploração sexual, trabalho infantil e negação a saúde e educação. No entanto, o mais preocupante, segundo Souza, é o envolvimento de crianças com drogas.
Para combater os mais variados tipos de violência, Souza explicou que os conselhos tutelares agem de duas maneiras, a primeira delas é de caráter preventivo, realizando trabalhos de conscientização nas escolas e junto com a família e o segundo é por meio de atividades curativas, quando são acionadas as polícias, o Ministério Público e a Justiça para denunciar casos.
O presidente do Fórum aproveitou a oportunidade para dizer que ainda existem muitos obstáculos para um trabalho eficaz dos conselhos tutelares, principalmente no tocante a apoios governamentais. “Muitas prefeituras deixam a desejar, não dão apoio para que os conselhos tutelares trabalhem. Muitos conselheiros não vieram ao fórum porque as prefeituras não viabilizaram transporte”, reclamou.

Eleições para conselheiros

Questionado sobre supostas irregularidades nas eleições para conselheiros tutelares, o presidente do Fórum Estadual disse que pessoas infiltradas com interesses político-partidários têm prejudicado as eleições. “A essência é que não exista ninguém envolvido a partidos“, resumiu.
Souza não quis entrar em detalhes sobre as denúncias nas eleições, mas pediu para aqueles que se sintam prejudicados que procurem o Ministério Público para formalizar denúncia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.