quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Internautas querem animal em extinção como mascote para 2014


Copa, que será no Brasil, terá subsede na Amazônia.
Onça pintada é o bicho mais querido entre leitores.

A três anos e meio da Copa chegar ao Brasil, internautas da comunidade Globo Amazônia no Orkut já querem garantir que o mascote oficial seja um animal brasileiro. De preferência, em extinção. “Em 2014 o Mundo estará de olho no Brasil! O momento é esse!”, afirma um usuário que criou um perfil na rede social para promover a Copa em Manaus.
Entre araras azuis, tucanos, peixes-boi, saguis e botos-cor-de-rosa, quem disparou na preferência dos orkuteiros foi a onça-pintada. “É um animal muito belo e guerreiro, pois luta para sobreviver (ela é brasileira e não desiste nunca).”, diz a internauta Maria Juliana Klein.
Se o critério fosse escolher um animal exclusivo do Brasil, a onça estaria fora. Ela ocupa um território que vai desde o norte da Argentina até o sul dos Estados Unidos, mas é mais conhecida no Brasil porque já deixou de existir na natureza na maior parte da América. A Amazônia é um dos seus últimos refúgios.

Saci e Pelezinho
E se a onça se consolidar como o animal preferido dos internautas, ainda terá que brigar com os poderes mágicos do saci e com as habilidades do Pelezinho.
O grupo Sosaci (Sociedade Brasileira de Observadores de Sacis), guardião do folclore brasileiro, quer a entidade sapeca como símbolo da Copa. Na visão deles, o menino de uma perna só simboliza a cultura do país, que também merece preservação.
Já Pelezinho, que vem dos quadrinhos infantis, é defendido por ninguém menos que Maurício de Souza – que inventou o personagem – e o próprio Pelé em pessoa. Em entrevista ao jornal “Folha de São Paulo”, o desenhista afirmou que Pelezinho representa o mundo do futebol e simboliza nosso maior atleta.
A onça aguenta a peleja? Precisa ser substituída por algum bicho mais feroz – uma sucuri ou jacaré-açu? Ou a Copa precisa de um bicho mais fofinho – um boto ou peixe-boi?


Globo Amazônia

3 comentários:

  1. aos desenhistas de plantão: que tal criar uma mistura dos três? rsrsrs
    Uma Oncilé (onça+saci+pelé) rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Perdoem pela brincadeira do Oncilé (mas até que seria divertido!).
    Parabéns pelo blog, excelente!

    ResponderExcluir
  3. Não precisa se desculpar.
    Será que vc sabe desenhar um?
    Obrigada pela visita
    Maria Célia e Carmen

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.