quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Pequenos cuidados garantem um verão sem problemas


Insolação, inflamações, brotoejas, conjuntivite, gastroenterite e tantos outras doenças são ainda mais comuns com a chegada da estação mais quente do ano. E se você não quer que essas pequenas complicações estraguem sua praia, aposte em hábitos simples para preveni-las.
De acordo com especialistas, é imprescindível, por exemplo, passar protetor solar de fator 15, pelo menos, antes de se expor ao sol para evitar queimaduras. Também é importante prestar atenção no que se come nas praias, tomar bastante água e nunca ingerir remédios por conta própria, para evitar surpresas desagradáveis.

Sensibilidade
A dermatologista Fernanda Assis Ottoni alerta para o aumento da oleosidade na pele e da transpiração, que acabam causando um ambiente propício para o aparecimento de micoses e brotoejas. As regiões do corpo mais afetadas, segundo a médica, são axila, virilha e entre os dedos dos pés.
No caso das crianças, a dermatologista chama a atenção para o excesso de roupa. “As mães costumam achar que os filhos sempre estão com frio. Mas nesse calor, o ideal é que a criança fique somente de fralda”, explicou.
Quem também se queimou na praia, mas não foi pelo excesso de sol, foi a jornalista Carolina Perim. Ele foi ferida por uma água-vida, na Praia de Camburi, em Vitória, na última semana. Para complicar ainda mais, ela teve uma reação alérgica. A procura rápida por um médico fez com que a jornalista saísse sem maiores problemas da situação.

Crianças são as que mais sofrem com gastroenterite
Sintomas como vômito, diarreia e dor no estômago são sinais de gastroenterite, uma doença comum no verão. Grande parte das vítimas é formada por crianças.
São duas as causas da doença: a infecção intestinal, situação em que se ingere a bactéria viva, presente no alimento contaminado; e a toxiinfecção por estafilococos, bactéria que produz uma toxina que gera os sintomas e que é mais resistente ao calor.
Segundo a gastroentereologista Ana Carolina Pimentel Oliveira, a praia é um grande palco para ocasionar a gastroenterite. “Além de não sabermos a procedência dos alimentos vendidos na praia, a grande aglomeração de pessoas acentua a proliferação de bactérias e, consequentemente, de contaminações”, diz.
Se apesar dos cuidados, você ainda se tornar uma vítima, a dica é ingerir bastante líquido e, é claro, procurar atendimento médico.

O sorriso depois do ano novo no hospital
A dona de casa Bruna Grativol de Sousa teve um Réveillon diferente este ano: passou a virada no hospital, com a filha Karoliny, de 1 anos e 7 meses. A menina teve uma crise de gastroenterite e ficou internada durante três dias. “Ela estava vomitando bastante, tinha diarreia. Nem água parava no estômago dela. Tive que correr para o médico no dia 31 de dezembro”, contou. A mãe ressaltou que mais da metade das crianças internadas no hospital, na mesma época, tinha os mesmos sintomas da filha.

Diversão garantida
É preciso ter atenção para evitar transtornos na estação do calor

PELE
Mesmo que seja moreno, não use fator de proteção solar (FPS) menor do que 15

No verão, às 9h, o sol já está forte. Se for ficar neste horário na praia, não abra mão de barraca ou guarda-sol, roupas leves, chapéu, óculos, muito filtro solar e água

OLHOS
Passe longe dos óculos vendidos por camelôs, que não oferecem proteção solar
No verão, as conjuntivites viróticas são comuns. A única forma de se prevenir é evitar o contato com quem está doente

ÁGUA-VIVA
Não esfregue a mão na queimadura, porque o tentáculo pode grudar e queimar a pele
Lave o local atingido com a água do mar – e não com água doce, o que pode aumentar a dor
Se houver pedaços do tentáculo na queimadura, jogue um pouco de vinagre no local – isso neutraliza o efeito do veneno e impede que a ardência continue
Se a dor não passar em pouco tempo, e a pessoa apresentar sinais de alergia como pontos avermelhados em volta dos lábios, olhos e extremidades, coceira e dificuldade em respirar, ela deve ser levada ao pronto-socorro


ALIMENTAÇÃO
O consumo de frutas e verduras deve ser maior no verão
Frituras e maioneses devem ser evitados. Prefira alimentos mais leves. Passar o dia na praia comendo alimentos gordurosos pode provocar dor abdominal e diarréia
Beba muita água ao longo do dia. Água de coco e sucos naturais também são boas opções. Evite refrigerantes
O picolé de frutas é uma ótima opção no verão pois ajuda a hidratar

SEGURANÇA
Evite nadar sozinho
Não consuma bebida alcoólica antes de entrar na água
Não mergulhe de locais altos para dentro dágua
Não tente salvar pessoas em afogamento. Prefira lançar objetos flutuantes (bolas, boias, isopor, madeira, pranchas e outros) ou então uma corda
Não deixe crianças sozinhas sem a presença de um adulto responsável
Identifique a presença do salva-vidas e permaneça próximo a ele
Tome cuidado ao caminhar sobre as superfícies rochosas. Elas podem estar escorregadias

Anny Giacomin
agiacomin@redegazeta.com.br
A Gazeta Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.