quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Quarenta casais gays entram na Justiça para casar na Argentina

O casamento de José María Di BJosé María Di Bello (esquerda) e Alex Freyre (direita)ello (esquerda) e Alex Freyre (direita) - Divulgação / EFE

Quarenta casais gays apresentaram recursos judiciais para casar na Argentina, onde no mês passado foi celebrado o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo na América Latina. Os pedidos estão sendo avaliados por tribunais de dez províncias argentinas e de Buenos Aires, segundo um comunicado da Federação Argentina de Lésbicas, Gays, Transexuais e Bissexuais (FALGTB).
A associação cuidou dos recursos após apoiar no final de 2009 o casamento dos argentinos Alex Freyre e José María Di Bello na província da Terra do Fogo, que ocorreu diante de uma batalha judicial e da rejeição da Igreja e grupos católicos conservadores. Freyre, de 39 anos, e Di Bello, de 41, se casaram no último 28 de dezembro em Ushuaia, capital da Terra do Fogo, graças a um decreto da governadora da província, Fabiana Ríos. O casamento foi apoiado pelo Instituto Nacional contra a Discriminação, a Xenofobia e o Racismo, cujo diretor, Claudio Morgado, foi uma das testemunhas.
Os primeiros "marido e marido" da América Latina, ambos portadores do vírus HIV, pensavam em se casar no último 1º de dezembro em Buenos Aires, Dia Mundial da Luta contra a Aids, mas uma decisão judicial anulou o casamento na última hora.
Com base na decisão judicial que impediu o casamento na capital argentina, o advogado Pedro Andereggen, do grupo Cristo Sacerdote, pediu a anulação do casamento que, em sua opinião, foi um "verdadeiro escândalo".
O Supremo argentino promete pronunciar-se neste ano sobre o pedido de casamento de um casal homossexual, enquanto tramita no Parlamento um projeto de lei que autoriza casamentos entre pessoas do mesmo sexo, entre outros direitos.

donna



Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.