segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Médico do PR cria projeto para livrar crianças do fumo


SÃO PAULO - Pneumologista e professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Marcos Nascimento está acostumado a atender pacientes adultos com problemas de tabagismo. Há algum tempo, no entanto, chamou-lhe a atenção uma criança de no máximo 12 anos fumando em frente a um colégio de Curitiba.
"Adultos que fumam vêm ao consultório, mas não sou pediatra e não via crianças", disse. O médico decidiu, então, encontrar uma forma de atingir essa clientela. Acostumado a criar personagens para as histórias que conta e escreve para as filhas, adaptou-os ao tema, montou uma página na internet (www.pulmaosa.com.br) e elaborou projetos educacionais.
A proposta ainda está engatinhando, mas já há escolas estudando a possibilidade de adotar a ideia. O projeto e uma de suas histórias estão entre os três concorrentes ao The Chest Foundation Humanitarian Awards, prêmio promovido pelo American College of Chest Physitians, sociedade médica presente em aproximadamente 100 países.
Nascimento espera ganhar e investir o prêmio em um desenho animado, que vem negociando com estúdios estrangeiros. O projeto, chamado de Pulmão S.A. Sua Atmosfera: Sua vida, tem o objetivo de fornecer informações e atingir o governo, as empresas e as escolas, para fortalecer a rede de proteção às crianças. "As escolas são a menina dos olhos", disse ele. A história "Zoo Lógico?" abre uma série de contos que mostram os perigos do tabaco para as crianças, tentando evitar que elas iniciem a dependência de cigarros. Os protagonistas são animais de um zoológico que se assustam ao ver uma pessoa fumando e resolvem tornar o local uma área livre do cigarro.
Pela repercussão que suas histórias tiveram entre as crianças da família, o professor acredita que a linguagem seja adequada à prevenção infantil. Segundo ele, aquela adotada em campanhas oficiais é muito voltada para o fumante adulto. No site, as histórias e principais informações sobre o tabaco são traduzidas para inglês, espanhol e chinês. A proposta pedagógica apresentada pelo programa tem o objetivo de reforçar os benefícios de não se fumar. As informações são do jornal


O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.