terça-feira, 5 de maio de 2009

Reflexões sobre o adolescente infrator


Por Sanny Lemos

Sabemos que um adolescente em conflito com a Lei, percorreu vários caminhos até chegar a tal ponto. A maioria deles, negros, oriundos de famílias carentes e desajustadas, abandonam a escola muito cedo e passam a viver em situações de riscos diversos, principalmente quando existe a dependência de drogas, que os impele ao tráfico, como meio de sustentar o próprio vício. Esses jovens delinquentes, não nasceram de um dia para outro, é o resultado da falta de políticas públicas eficazes.
As iniciativas do governo são válidas, porém, meramente punitivas e paliativas, já que não houve um trabalho preventivo através de uma intervenção precoce no sentido de evitar um mal que teve início muito cedo, muitos ainda no útero materno. Entre tantas iniciativas, o planejamento familiar é apontado de forma ineficaz nesses casos, pois a camisinha já provou que não funciona, é necessário ir muito mais além, se quisermos evitar uma catástrofe social dentro de pouco tempo.
Não se pode admitir que mulheres vivendo em palafitas, barracos com apenas um cômodo, possam abrigar um número de filhos enorme, frutos de vários relacionamentos, crescendo desordenadamente pendurados em uma bolsa família, que mal dá para a comida. São crianças desnutridas, crescendo sem nenhuma perspectiva de futuro, sem saúde, educação, sem o mínimo de dignidade, migrando para as ruas em busca de complementação de renda, vulneráveis a todo tipo de experiência, passando a delinquir muito cedo por força das circunstâncias, repetindo uma história que já foi vivenciada pelos pais, cumprindo uma hereditariedade que parece não ter fim. Se essas famílias não forem socorridas a tempo, em breve teremos um exército de famintos, drogados, idiotizados vítimas de uma herança secular e uma política ineficaz que se arrasta ao longo da história. Não adianta enjaular o homem, sem lhe permitir a possibilidade de refazer seus caminhos, não adianta oferecer um tratamento ambulatorial se sabemos que ao retornar para casa irão encontrar os mesmos problemas impelindo-os de volta às ruas e ao grupo.Precisamos trocar a cadeia por uma clínica de internamento, dando-lhes a oportunidade de tratamento humanizado e específico. Precisamos resgatar valores e este é o primeiro passo para que a família e o jovem se descubram detentores do direito de mudar.Este deve ser um caminhar constante de força. A união de gente reconstruindo-se, reconstruindo gente. Precisamos é reconstruir caminhos, construir possibilidades, procurar alternativas, mostrar soluções em estado constante de avaliação. Um desafio complexo que requer vocação, respeito ao próximo, responsabilidade e apoio dos homens que escrevem as Leis.
Se analisarmos a história de vida de cada adolescente em conflito com a Lei, ficará claro que ele é apenas a ponta de um "iceberg". Há uma história de origem,um pai, uma mãe, uma família frustrada, destruída, vivendo por viver, com uma história que se repete nos filhos, netos, bisnetos...
Espero que os senhores governantes coloquem mais fraternidade na ponta das canetas que vão escrever as novas Leis. Leis voltadas para a prevenção dentro da família, alicerce básico na construção da personalidade humana.

Sanny Lemos é Assistente de Prevenção Social, atuando na Vara da Infância e Juventude de Feira de Santana
Texto extraído do site "Comunidades Virtuais de Aprendizagem"
FOTO: Alexandre Gondim

12 comentários:

  1. Sanny, tenho acompanhado seus comentarios e fico muito emocionado pela maneira como voce coloca as coisas, se eu fosse politico e eventualmente lesse algo seu possivelmente ficaria com o rosto em chamas pois com certeza sentiria na pele muita culpa de tudo o que esta a acontecer com nossa juventude nao e mesmo???? Agora imagine uma coisa, na epoca das puliticas ficamos conhecendo muitos dos que irão nos representar e acabamos nos decepcionando, imagine se tivermos que votar so nos partidos...Isto ira beneficiar a quem????

    ResponderExcluir
  2. Carlos André Lisboa9 de maio de 2009 às 00:07

    Sanny, você é realmente profunda e gostaria que suas mensagens, as quais tenho acompanhado em outros espaços virtuais como Direitos Humanos e Mediação de Conflitos,Conselheiros nacionais e outros, fossem lidas e relidas pelos políticos para ver se conseguem sentir alguma coisa, pois elas despertam toda a verdade desse país de poucos ricos e muitos pobres.. Parabéns, sou seu fã

    Carlos André Lisboa

    ResponderExcluir
  3. Sanny, você é escreve com a alma...Sempre choro quando leio suas mensagens
    Beijos

    Mariana Lima

    ResponderExcluir
  4. Olá meu anjo bom,
    Um dia, estava com fome e frio na porta do hospital de Irmã Dulce sendo colocado para fora pelo guarda. Você me acolheu juntamente com a Irmã Dulce e me deu a primeira oportunidade e um lugar para dormir e me alimentar. Nunca mais tive coragem de fazer nada errado. Estudei, me formei, sou professor e um pai que dá vida pelo filho querido. Nunca esquecí das suas palavras e das lições que me acordaram para a vida. Você acreditou no ser humano sem discriminação e sem medo. Te amo pra sempre ( Arcanjo, como você me chamava lembra?)

    ResponderExcluir
  5. Nós nos sentimos honradas em poder contar com esse texto em nosso blog e ser presenteadas pela visita de pessoas tão amorosas, com mensagens tão tocantes à respeito da autora de palavras, que também nos emocionaram e por isso, fizemos questão de publicar.
    Seus admiradores estão aguardando mais, querida Sanny.
    Abraços
    Carmen e Maria Célia

    ResponderExcluir
  6. Parabéns à vocês desse blog que trazem para nossa reflexão verdades que muitos não conseguem dizer. Sanny fala por todos nós, que indignados com as injustiças sociais, sofremos suas consequências. Essa mulher corajosa, combatida sensível, e odiada por quem esconde o lixo debaixo do tapete. Parabéns pelo seu dia mãe querida, amamos você de paixão.
    Jovens da Comunidade Nova Esperança

    ResponderExcluir
  7. Onde vocês descobriram essa pérola? me dá o email dela, essa mulher emocionaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  8. Anônimo, nós também nos tornamos fãs da autora. Você pode encontrá-la através do link colocado no fim da postagem(comunidades virtuais de aprendizagem), conversar com ela e aproveitar para conhecer esse trabalho importante que a FioCruz oferece.
    Abraços
    Volte sempre!
    Carmen e Maria Célia

    ResponderExcluir
  9. A vocês desse blog parabéns pelos cometários corajosos de sanny, que fala as verdades que muita gente não tem coragem de dizer. Continuem assim, com essa qualidade das matérias exibidas.
    Marços

    ResponderExcluir
  10. Somos fãs da Sanny e estamos abertos a todos que desejam participara com matérias relevantes e verdadeiras como esta.
    Abraços e volte sempre!
    Carmen e Maria Célia

    ResponderExcluir
  11. Obrigado a vocês desse blog que me permitiram reencontrar o meu anjo bom e saber que mais cedo do que imagino estaremos frente a frente matando saudades e mostrando a outros jovens como eu que é dificil a sobrevivência sem familia, sem ninguém, mas quando encontramos uma mão amiga e um coração aberto, somos capazes de mudar sim, basta que segurem firme a nossa mão. Obrigado a vocês que me permitiram falar do amor de mãe que sinto por essa mulher especial, que um dia cruzou meu caminho e mudou a minha vida.
    Beijos enorme
    Arcanjo

    ResponderExcluir
  12. Gente, são pessoas assim que precisamos nesse país de injustiças sociais.É uma pena que só temos corruptos e demagogos lá no planalto que além do mais,ainda se sentem no direito de defesa. Que nojo Sarney, ou melhor sardento.
    Janio Rodrigo farias

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.