terça-feira, 5 de maio de 2009

Queixas de violência doméstica crescem em Açores



Açores: Queixas de violência doméstica 2/3 acima da média

O arquipélago dos Açores regista uma taxa de denúncias de casos de violência doméstica dois terços superior à média nacional, números que estão a ser analisados por especialistas para «compreender melhor» esta realidade e as suas causas.
«Nos últimos dois anos, os casos reportados às forças de segurança situam-se dois terços acima dos valores médios nacionais», revelou hoje Paulo Machado, da Direcção-Geral da Administração Interna, em declarações aos jornalistas, em Ponta Delgada.
Fonte policial disse à Agência Lusa que a PSP registou no ano passado 1.200 denúncias de violência doméstica nos Açores.
Paulo Machado, que falava à margem do colóquio «Violência Conjugal», integrado num estudo que o Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores está a desenvolver, salientou que os Açores «não são um caso estranho», mas frisou que «é preciso compreender» esta taxa de incidência, muito superior à média nacional.
«Vamos compreender em profundidade algumas situações tipo, como é o caso das características sociais e individuais que estão associadas às situações de violência», explicou o investigador, acrescentando que o estudo foi iniciado em finais de Janeiro e deve ficar concluído em Novembro.
Na perspectiva de Paulo Machado, o melhor conhecimento da realidade associada aos casos de violência doméstica também permitirá que a Polícia de Segurança Pública (PSP) melhore a sua actuação nesta área.
Por seu lado, a coordenadora do projecto, Piedade Lalanda, considerou que o fenómeno assume taxas superiores nas ilhas açorianas devido a uma «intervenção melhor» do que a que ocorre no Continente.

Diário Digital / Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.