terça-feira, 5 de maio de 2009

Menina de 11 anos faz segundo transplante de pele artificial na Bahia

Ana Lúcia Machado, mãe da menina, está com a filha em Cruz das Almas (BA)

Primeira cirurgia do gênero foi feita na paciente em 13 de abril deste ano.Procedimento foi realizado, pelo SUS, com pele importada dos EUA.

A estudante Letícia Pinheiro, 11 anos, passa pela segunda etapa do transplante de pele artificial em seu corpo no Hospital Municipal de Cruz das Almas (BA), na manhã desta segunda-feira (4). A primeira fase do procedimento cirúrgico foi realizado em 13 de abril deste ano.
A realização da cirurgia de enxerto de pele artificial é inédita na Bahia. Todo o procedimento está sendo feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Letícia se recuperou, desde a primeira cirurgia, na casa de parentes em Salvador, ao lado da mãe, a esteticista Ana Lúcia machado, 37 anos.
Segundo o cirurgião plástico Carlos Briglia, um dos integrantes da equipe que realizou a primeira parte do enxerto, a pele foi importada dos Estados Unidos e foi avaliada em cerca de R$ 150 mil. Ele também participa da segunda cirurgia nesta segunda-feira, em Cruz das Almas.^

Queimadura
Letícia é moradora de Mucugê (BA), na Chapada Diamantina, e sofreu um acidente com água do radiador do carro da família, quando tinha 7 anos. "Ela brincava ao lado do pai, quando ele colocava água no radiador. A mangueira estourou e a água caiu sobre o peito dela", disse a mãe da menina.
A jovem sofreu queimaduras em 30% do corpo. "Como ela era criança, não tinha muito essa coisa de vaidade. Agora, como está mais crescida, na fase da adolescência, ela já começa a ser mais vaidosa, a querer usar um biquíni. Acredito que a cirurgia vá melhorar as cicatrizes que ela tinha no corpo. Os médicos estão confiantes", disse a mãe.

Fogos de artifício
Cruz das Almas (BA) é uma cidade conhecida pela tradicional guerra das espadas, feita de potentes fogos de artifícios durante as comemorações do São João. Durante as fetas juninas, o município costuma registrar muitos casos de queimaduras. Em 2008, foram atendidas mais de 300 vítimas na cidade, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo Briglia, a técnica de enxerto de pele artifical usada em Letícia vai servir de exemplo para atendimentos de vítimas de queimaduras que estão em tratamento na cidade de Cruz das Almas


fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.