quarta-feira, 6 de maio de 2009

Toque de recolher causa polêmica


O “Toque de recolher”, instituído pelo juiz Fernando Antônio de Lima em Ilha Solteira no último dia 20 de abril, pode ir parar na justiça. O Conselho Federal dos Direitos da Criança e do Adolescente já emitiu parecer contrário a medida. Mesmo caminho deve tomar o Conselho Estadual.
As reações dos Conselhos Estadual e Federal são atribuídas, principalmente, a repercussão que a adoção do Toque de recolher em Ilha Solteira ganhou na mídia nacional. Todas as grandes redes de televisão, além de jornais, sites e revistas, abriram espaço para o assunto em amplas reportagens.
Acontece que, em muitos veículos, o assunto foi distorcido. Em alguns, por exemplo mostravam imagens de Fernandópolis, onde os menores flagrados fora do horário estabelecido pelo “Toque de Recolher” eram colocados em viaturas policiais, como se fossem de Ilha Solteira, onde isso nunca ocorreu. Os menores, aqui, são transportados em veículos do Conselho Tutelar ou pertencentes a Prefeitura de Ilha Solteira. Além disso, muitas reportagens ainda abordam o interior como um local seguro. “Estamos acompanhando a mídia e as discussões referentes ao "Toque de Recolher" e a forma como está sendo mostrada é, no mínimo, equivocada, devido à ausência de compreensão da proposta e desconsideração à elaboração prévia e os resultados positivos já obtidos”, disse o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Elias Lopes Vieira.
Elias está em São Paulo, onde participa de reunião do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. No encontro ele não só está defendendo a adoção do Toque de recolher, como solicitando que o órgão não tome nenhuma decisão antes de conhecer a realidade de Ilha Solteira e os resultados da iniciativa.

Fonte: A Voz do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.