quinta-feira, 7 de maio de 2009

Dicas para pais de bebês prematuros

As dicas, constantes da cartilha elaborada pela professora de Enfermagem da USP de Ribeirão Preto, Luciana Mara Monti Fonseca, estão, a seguir, resumidas:

1.Leve o bebê para a primeira consulta ao pediatra já na primeira quinzena após a alta hospitalar;

2.Caso ele durma por períodos superiores a quatro horas, desperte para alimentá-lo;

3.Massageie as costas do bebê para lembrá-lo de respirar durante a mamada;

4.Após a mamada, deite o bebê de lado e mantenha a cabeça dele mais elevada que o corpo, para diminuir os riscos de regurgitação e do refluxo;

5.Consulte um profissional sobre a necessidade de suplementação de ferro e de vitaminas;

6.Peça para que as pessoas que convivem com o bebê tomem a vacina antigripe e não exponha o bebê a locais fechados com muita gente à fumaça do cigarro; mantenha o bebê aquecido nos dias frios;

7.Não fique ansioso em relação ao crescimento da criança; até os dois anos de idade, é natural que haja uma defasagem de desenvolvimento;

8.Não seja superprotetor; estimule seu filho a ter confiança nas próprias habilidades.

Clique aqui para baixar a cartilha na íntegra:
Cuidados com o bebê prematuro

21 comentários:

  1. eu concordu o meu bebe e prematuro de 6 meses é um vitorioso hoje ele tem 3 meses é uma criança muito saldavel e estremamente ativo e esperto pra idade dele,ele tem refluxo + eu tomo todos os cuidados necedsarios,faso os todos acompanhantu com o pediatra e assim vivemos bem e muito feliz com essa bençao que deus nos deu

    ResponderExcluir
  2. sou mãe de gemeos que nascceram aos 7 meses de vida e sei o quanto um bebe prematuro é guerreiro e luta pela sua vida.pesso que Deus abençõe todos os bebes prematuros e que os de muita saude.

    ResponderExcluir
  3. A minha filha Juliana nasceu com 6 meses ela e linda e esperta, so que ela pega gripe e viroses com facilidade, ela tem 2 anos. E uma bencao de Deus

    ResponderExcluir
  4. O MEU FILHO NASCEU COM 6 MESES..HOJE TEM 7 MESES É FORTE E MT LINDO! SO QUERO DIZER A TODOS OS PAPAS QUE TENHAM MTA MAS MTA FORÇA QUANDO VAO VISITAR OS VOSSOS FILHOS NAQUELA ECUBADORA NUMA SALA CHEIA DE MAQUINAS SO APITAREM.. ELES SENTEM AS EMOÇOES DOS PAIS, QUER A ALEGRIA QUER O SOFRIMENTO..ENTREM NESSA SALA COM O MAIOR SORRISO.. PORQUE AFINAL O VOSSO ESTA ALI A LUTAR PARA ESTAR CADA VEZ MAIS PERTO DE VOCES.

    ResponderExcluir
  5. meu subrinho nasceu de 5 meses e 15 dias ele e um gerreiro!ja tem 24 horo de vida.

    ResponderExcluir
  6. MINHA SOBRINHA NASCEU DE 7 MESES NA GESTAÇÃO MINHA IRMÃ SOFREU PRÉ ECLAMPSE E POR ISSO A MESMA TEVE QUE SER INTEROMPIDA ELA FICOU NOCTI E LOGO DEPOIS SEU BEBE NACSEU A NENÊ ESTA COM 1 MES DE VIDA AGORA GRAÇAS A DEUS SO QUERIA DA FORÇÃ E PAZ A TODOS AQUELES QUE TEM BEBES PREMATUROS E INFATIZAR O FATO DEQUE SÃO CRINÇAS ESPECIAS EDEUS SO DA CRIANÇAS ESPECIA PARA PESSOAS ESPECIAS!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Meu filho nasceu de 06 meses, hoje tem 08 dias de vida e está no hospital , quando vou visitá-lo meu coração fica disparado , morro de medo de perder o meu pequeno e peço a Deus todos os dias que continue abençoando ele, e que me dê força pra aguentar essa batalha junto com meu pequeno guerreiro...

    ResponderExcluir
  8. Com certeza os dois vão aguentar essa fase e tudo ficará bem.
    Força mesmo!
    Abçs
    Maria Célia e Carmen

    ResponderExcluir
  9. Meus Filhos nasceram ha apenas 02 Dias, nasceram com 24 semanas e 5 dias.

    Estamos Confiante mais eh muito dificil, so Deus para nos ajudar.

    Seram Guerreiros e Vitoriosos se Deus Quiser

    ResponderExcluir
  10. A minha filha nasceu de 7 meses(trinta e quatro semanas),com dois kilos e seicentos gramas,hoje ela tem quatro anos!embora que ela e muito agitada"esta sempre em movimentos"
    Apenas peço aos companheiros para apoiar a sua mulher durante a fase da gestaçao...

    ResponderExcluir
  11. Minha filha nasceu com 31 semanas e com infecção urinaria tem 2 dias ela é forte e rezo muito por ela, recebi alta hoje e vim para casa com um grande aperto no coração, tenho fé em Deus que logo ela estará em casa fazendo muita bagunça!

    ResponderExcluir
  12. Minha bebe nasceu de 6 meses, acredito que Deus nos está abençoando a cada dia. Logo, ela estará em casa fazendo a felicidade da família

    ResponderExcluir
  13. oi tenho uma filha que nasceu de 24 semana hje ela esta com 7 anos é linda uma benção que deus me enviou não tem nenhum tipo de doença e esperta muito inteligente ela e minha amiga, mãe pois foi com ela que apredir muitas coisa como amar + e + o seu proximo e da valor a cada dia de vida que tenho .
    Gessica.

    ResponderExcluir
  14. Gessica muito boas essa lições de vida que nossos filhos nos dão.
    Parabéns pela sua filhinha e que fique cada vez mais esperta, pois de uma maneira geral os prematuros são.
    Abçs
    Maria Célia e Carmen

    ResponderExcluir
  15. minha prima teve um bebe prematuro,acho que amanhã ela vai ter alta,não sei como vai ser ,vir para casa e deixar o bebe naquela sala com tantas maquinas.hoje fui visita-la tentei ser forte foi dificil,o bebe havia parado de crescer ele tem menos de um quilo.queria muito poder ajudar que deus os abençoe

    ResponderExcluir
  16. o meu bebe nasceu de 34 semanas com 1840,perdeu um pouco e ficou com 1780 tive alta ele ficou precisava ganha peso ele ficou dez dias completou 2 kilos e foi pra casa no dia q completou 2 meses ele ja estava com 4k e meio.q deus ilumine todos os prematuros em especial.dinha

    ResponderExcluir
  17. Oi minha filha nasceu com 06 meses, esta na uti já tem 22 dias de vida, estou muito confiante, pois Deus podi TUDO! É SÓ CRE!

    ResponderExcluir
  18. sou fABIOLA DANIELA TIVI UM LINDo presente de deus chamado Alessandro ele nasceu de 26 semanas hole é a coisa mais linda da minha vida!Pra Deus nada é impossivel... Acreditem !! Fabiola Orlândia

    ResponderExcluir
  19. kkkkkkkkkkkk essa crianca e uma bencao de deus parabens ass thays

    ResponderExcluir
  20. Minha filha nasceu a 11 dias com 27 semanas de gestação com 860g e 35cm. Ela está na UTINEO, tenho fé em Deus que a minha princesa vai sair de á cheia de saúde. Para Deus nada é impossível e eu creio!

    ResponderExcluir
  21. meu bebe nasceu com 960 gramas de seis meses e hoje esta fazendo 18 dias de vida eu estou confiante com a graça de deus logo ,logo ele estara em casa!!!!!

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.