segunda-feira, 15 de junho de 2009

Evento gratuito no Recife lembra Dia do Combate à Violência contra o Idoso

Palestra e vídeo promovidos pelo Ciappi e pelo Cedi nesta terça-feira, às 13h30, no auditório da Celpe; neste ano, já foram registradas 363 queixas de agressão no Estado

O Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso é, oficialmente, no dia 15 de junho, mas em Pernambuco, as ações para marcar essa data começam nesta terça-feira (9).
É preciso lembrar, independentemente de datas oficiais, que pessoas idosas necessitam de atenção especial.Para quem tem mais de 60 anos de idade ou que tem alguém muito próximo com essa idade, uma dica: existe um serviço de atendimento à pessoa idosa que presta acolhimento, faz prevenção, mediação de conflitos e orienta quando a pessoa é vítima de agressão.
É o Centro de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (Ciappi), que fica na Madalena.A coordenadora do Ciappi, Paula Regina Machado, explica que o Centro começou a funcionar há exatamente um ano, em junho de 2008, como parte das ações da Secretaria de Defesa Social.
“A questão da violência contra o idoso não é diferente das demais, ocorre principalmente em casa. A nossa demanda diária é enorme e aumenta cada dia”, afirma. De acordo com a Delegacia de Proteção ao Idoso, de janeiro a maio deste ano houve 363 registros de queixas de agressão a pessoas idosas em Pernambuco.
As agressões mais comuns são maus tratos, ameaça, cárcere privado e racismo.Paula Regina explica que o diferencial do Ciappi é o acolhimento oferecido aos idosos que precisam de ajuda. “É um local onde ele recebe orientação psicológica, judicial e jurídica, para que ele não tenha que transitar em outros órgãos sem saber como resolver seu problema”.
Nesta tarde, às 13h30, Ciappi e o Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi-PE) vão oferecer à população idosa várias atividades gratuitas no auditório da Celpe. “Teremos a exibição de um vídeo sobre violência contra pessoa idosa e uma palestra com a terapeuta familiar Maria Regina Pinto sobre a mediação de conflitos na família e como o idoso se insere nesse contexto”, diz a coordenadora do Centro.
No local, haverá ainda várias orientações sobre atendimento da Delegacia do Idoso, do Ciappi, do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), além de outros órgãos que compõem a rede de atendimento à pessoa idosa.A data também será lembrada em algumas cidades da Região Metropolitana e do interior do Estado.
Nos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Itamaracá, Carpina, Floresta, Trindade, Cedro, Sairé, haverá apresentações atividades lúdicas, apresentação cultural e palestras sobre aspectos vivenciados pelos idosos, assim como suas respectivas realidades sociais.

SERVIÇO:
Atividades do Dia Mundial do Enfrentamento à Violência Contra o Idoso

Quando: terça-feira (9), das 13h30 às 18hOnde: auditório da Celpe - Av. João de Barros, 111 -

Boa VistaAberto ao público.Centro de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (Ciappi)

Onde: Rua Benfica, 133, Madalena - Recife

Horário: 7h30 às 13hInformações: (81) 3183- 3171



pe 360 graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.