sábado, 6 de junho de 2009

Aeronáutica anuncia que encontrou corpos de passageiros e peças de avião do voo 447 da Air France

RIO e RECIFE - A Aeronáutica anunciou neste sábado à tarde que foram encontrados corpos de passageiros e destroços do avião do voo 447 da Air France, que sumiu após sair do Rio em direção a Paris no último domingo com 228 pessoas a bordo. Foram retirados do mar dois corpos do sexo masculino, não identificados, a cerca de 900 km da ilha de Fernando de Noronha pela corveta Caboclo e a 69,5 km do ponto onde houve o último envio de uma mensagem de alerta do avião.
A equipe resgatou ainda uma poltrona azul, uma valise de couro, com uma passagem da Air France, e uma mochila que continha um laptop. A mala e a mochila têm a identificação de seus donos, que não foi informada. Os nomes não correspondem, necessariamente, aos corpos encontrados. Em uma das bolsas havia ainda um cartão de vacinação. A Air France confirmou o número da reserva do bilhete encontrado.
Em coletiva de imprensa em Recife, a Aeronáutica informou que os destroços foram detectados pelo avião-radar R99 da Força Aéra entre 5h e 6h da manhã. Às 8h07, foi confirmada visualmente a existência de destroços na área por um avião da FAB. Às 9h10, a corveta Caboclo, da Marinha, avistou o primeiro corpo na mesma área.
Segundo a Aeronáutica, os dois corpos e os destroços estão na corveta Caboclo e devem chegar a Fernando de Noronha neste domingo.
De acordo com o almirante Edison Lawrence Dantas, comandante do 3º Distrito Naval, a embarcação entregará o material e os corpos à fragata Constituição, que tem mais velocidade e já está a caminho do local.
A fragata Constituição levará então os corpos e destroços a uma distância de 300 quilômetros do arquipélago, de onde serão retirados por um helicóptero da FAB.
Às 19h haverá nova entrevista coletiva para dar mais detalhes das buscas. Neste sábado de manhã, uma equipe da Polícia Federal desembarcou no aeroporto de Noronha, que fica a 545 km de Recife. São médicos legistas e papiloscopistas especialistas em identificação humana que vão ajudar na identificação dos corpos encontrados no local do acidente.
Segundo a Aeronáutica, o trabalho de identificação será feito em Recife.
Em entrevista no canal de TV Globonews, Marco Tulio Moreno, filho de um dos passageiros do voo 447 da Air France, disse que a Aeronáutica deu as informações aos parentes das vítimas antes da coletiva de imprensa realizada em Recife.
- Cada parente tem uma reação. Para mim é bom (encontrar os corpos). Agora podemos começar a entender o que ocorreu no acidente - disse Moreno.
A Aeronáutica informou que ainda aguarda a confirmação se a poltrona azul encontrada, com número de série 237011038331-0, corresponde à aeronave.
No Rio, a Polícia Federal fez uma coleta de saliva e fios de cabelo de parentes das vítimas do voo 447, em uma sala especial montada do Hotel Windsor, na Barra da Tijuca.



O Globo On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.