terça-feira, 2 de junho de 2009

Bahia: Campanha de adoção da Defensoria Pública já realizou mais de 210 atendimentos

Dois pré- adolescentes de Feira de Santana já têm seus processos de adoção em andamento na Justiça. Os futuros pais aderiram à Ação Cidadã – Ame e Adote, campanha da Defensoria Pública do Estado da Bahia, que visa incentivar a adoção de crianças e adolescentes. Em uma semana após seu lançamento, mais de 210 atendimentos já foram realizados em Salvador e em Feira de Santana. Mas a demanda não pára de crescer, o que levou a Defensoria a decidir pela continuação da Ação durante todo o ano de 2009 para que mais crianças e adolescentes possam ganhar um lar e ter o carinho de uma família.
Dos 15 pedidos judiciais de adoção feitos em Feira de Santana, dois foram deferidos pelo juiz Walter Ribeiro da Costa Júnior: uma senhora sem filhos e um casal com quatro filhos irão adotar duas crianças, uma de 11 anos e outra de 12 anos, respectivamente. De acordo com a defensora pública, Sandra Falcão, idealizadora da campanha, cerca de 50 pessoas atendidas pela 1ª Defensoria Pública Regional, com sede em Feira de Santana, procuraram a instituição para obter informações sobre o processo de adoção.
Capital – Em Salvador, houve mais de 160 atendimentos, sendo que 64 ocorreram na Casa de Acesso à Justiça, localizada no Jardim Baiano, e todas as outras foram efetuadas com a colaboração de diversos parceiros, como os Conselhos Tutelares. Para a subcoordenadora da Defensoria Pública Especializada em Infância e Juventude, Maria Carmen Novaes, o trabalho foi uma grande vitória para a Infância e Juventude, já que foram feitos 35 pedidos judiciais de adoção, sendo 40% de adolescentes e 60% de crianças com mais de um ano. “São 35 crianças e jovens disponíveis para adoção em Salvador atualmente. Uma das maiores dificuldades nos processos de adoção está na escolha. Questões como o sexo da criança, sua raça e, principalmente sua idade ainda pesam nesta escolha, o que acaba por excluir a maioria das crianças disponíveis para adoção”, aponta a defensora.
Além da grande demanda de atendimentos, todos os assistidos para adoção efetiva aderiram ao Grupo de Apoio a Adoção da Defensoria Pública Especializada da Infância e Juventude, de Salvador. O grupo pretende acompanhar não só o desenrolar dos processos como também promover palestras bimestrais com diversos profissionais – pedagogos, psicólogos, assistentes sociais e outros, no intuito de auxiliar as famílias e os adotados no processo de convivência e adaptação. A primeira reunião do grupo já está prevista para o mês de agosto.
“Vemos que a demanda por informações é muito grande. A maioria das pessoas constrói um mito de que a adoção é muito complicada, o que não é. Com informação e acompanhamento, a adoção pode ser simplificada e mais rápida do que as pessoas imaginam”, concluiu a defensora.
Campanha – O objetivo da Ação Cidadã – Ame e Adote é garantir para as crianças e adolescentes que estão nos abrigos e casas de acolhimento, cadastrados junto ao Juizado da Infância e Adolescência para adoção, o direito à convivência familiar. Além disso, assegurar os direitos civis daqueles que são considerados “filhos de criação”, mas ainda não possuem representantes legais. A campanha, que tem como slogan “Adotar é legal, adoção é amor”, conta com o apoio de peças publicitárias como cartaz, folder, outdoor, busdoor, camisa.
Salvador – Na capital baiana, seis defensores públicos estão fazendo o atendimento da Ação Cidadã das 8h às 16h, diariamente, na Casa de Acesso a Justiça, na Rua Arquimedes Gonçalves, nº 313, Jardim Baiano. Informações podem ser obtidas pelo número 3116-6779.
Feira de Santana – A Ação Cidadã – Ame e Adote na 1ª Defensoria Pública Regional de Feira de Santana, conta com o apoio da Secretaria da Educação, através da Diretoria Regional, e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. O atendimento está sendo feito na sede da Defensoria Pública naquele município, localizada na rua Aloísio Resende, 223, Queimadinha. Informações pelo telefone (75) 3223-4066.

JusBrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.