sábado, 6 de junho de 2009

Rompimento do aneurisma cerebral causa morte em 30% dos pacientes que não recebem atendimento imediato

RIO - A cirurgia para a retirada de um aneurisma cerebral a que foi submetida a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, ligou o alerta para a necessidade da realização de exames períodicos que possam detectar sua existência e evitar que se rompa, podendo levar o paciente à morte.
O aneurisma cerebral é uma dilatação de um segmento de uma artéria do cérebro fazendo com que sua parede fique frágil e com maior chance de se romper.
Segundo o neurologista Rogerio Reis, as causas da formação de um aneurisma podem ser congênitas ou adquiridas. Nesse último caso,alguns fatores aumentam a chance de formação e rompimento, como o tabagismo, hipertensão arterial e colesterol alto.
O neurologista explica que, como na maioria das vezes o aneurisma é assintomático, é preciso que pacientes com o histórico descrito realizem exames de rotina para detectar sua presença. Atualmente, um dos considerados menos invasivos é a angioressonância cerebral, aparelho cujo software mostra somente a rede arterial, sem necessidade de internação.
O grau de periculosidade do aneurisma cerebral depende do seu tamanho e localização no cérebro, se ocorreu vazamento ou ruptura, e ainda a idade e saúde geral da pessoa. Embora um aneurisma possa se romper em qualquer momento da existência, sua ocorrência é mais comum na faixa dos quarenta e cinquenta anos, particularmente no sexo feminino.
Rogério Reis explica ainda que, na maioria das vezes, os aneurismas entre 0,5cm até 2cm não precisam ser retirados, mas acompanhados periodicamente por meio de ressonância .
- O risco de um aneurisma de 2cm se romper, por exemplo, não é tão grande, mas o acompanhamento precisa ser feito mensalmente - diz Rogério Reis.
Já os pacientes que apresentam aneurismas maiores que 2cm precisam ser internados imediatamente, assim que detectado, para uma intervenção cirúrgica.
Quando o aneurisma cerebral cresce demais ele pode romper-se, causando sangramento perigoso dentro do corpo. O paciente sente uma dor de cabeça muito intensa, súbita ou um estalo dentro da cabeça. Geralmente tem um desmaio transitório e apresenta vômitos. A pressão arterial sobe muito. A dor de cabeça e os vômitos persistem. Muitas vezes este quadro é confundido com crise de hipertensão arterial.
O aneurisma que rompeu deve ser tratado imediatamente após a sua descoberta, pois tem alto índice de nova ruptura nas primeiras 48 horas. A segunda ruptura é quase sempre fatal.
Estima-se que 30% das pessoas que apresentam ruptura do aneurisma morrem sem ter tempo de receber atendimento médico. Daqueles que conseguem sobreviver ao sangramento inicial (derrame), a metade não sobrevive ou fica com sequelas. Apenas 30% a 40% dos pacientes conseguem ter vida normal após ruptura do aneurisma se forem tratados corretamente.


O Globo On Line

22 comentários:

  1. EU TIVE UM ANEURISMA CEREBRAL EM DEZEMBRO DE 2007, APÓS UMA SEMANA DE DORES SUPER HIPER MEGA INTENSAS FUI INTERNADA E SUBMETIDA A UMA CIRURGIA DE CLIPAGEM DE ANEURISMA. GRAÇAS A DEUS ESTOU VIVENDO MINHA VIDA NA MAIOR NORMALIDADE, MAS AO CONTRARIO DO QUE DIZ A MATÉRIA, TENHO PRESSAO NORMAL (8X11) NÃO FUMO, E NEM TENHO PROBLEMA DE COLESTEROL. GRAÇAS A DEUS FUI MUITO BEM SOCORRIDA.

    ResponderExcluir
  2. eu tive um aneurisma em março de 2012,graças a DEUS estou bem,fiz a cirurgia a 19 dias e nao fiquei com nenhuma sequela.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, meu marido teve um rompimento do aneurisma celebral, caiu nobanheiropor volta das 17.00 hrs, estava so em casa, cheguei do serviço as 19.40 min, qdo vi ele caidono chao nao sabia q ele tinha aneurisma, mas ele eh ipertenso, levei ao hosp. e foi descoberto o aneurisma hemorragico, isso aconteçeu dia 11.09.2012, no dia 12.09.2012, passou por uma cirurgia de 5.00 hrs, Graças a Deus ele esta otimo nao precisou ser entubado, esta consciente, ja esta se alimentando nao teve sequelas , estou agredecida a Deus em primeiro lugar ao Dr. Bezerra de Menezes a corrente de Anjos e Santos, so tenho a agredecer, o pos cirurgico esta sendo um sucesso... Obrigada meu Deus, sei q recebemos um enorme MILAGRE, AGRADEÇO AO dR. JHUAN ROSAS E SUA EQUIPE DO HOSP. SAO CAMILO!!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia a Todos.Meu nome é Patricia tenho 35anos e uma filha de 5 anos,sou casada e em 28de agosto deste ano tive um rompimento de Aneurisma que mudou minha vida.Para a minha ironia tambem sou Enfermeita.Passei por cirurgia, 11horas e graças ao Dr Jhuan e sua equpe do Hospital Servidor Publico Estadual, sai da cirurgia sem sequela alguma.Estou agora em casa me recuperando com algumas dores é claro mas bem.Agradeço a Deus pela benção alcançada e a todos que torceram pela minha recuperação. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá, meu nome é Leila. Tenho 42 anos. Na madrugada do dia 04 de novembro acordei com uma terrível dor de cabeça, como se tivesse uma panela de pressão chiando na minha cabeça. Desmaiei no banheiro. Fui socorrida pelo meu esposo e pelo meu pai, que me levaram a um pronto socorro perto de casa "Dr. Alexandre Zaio", que não tinha atendimento necessário para caso de aneurisma cerebral. Fiquei lá por 9 dias. Pois só poderia sair de lá para um hospital que pudesse me atender.E não surgia vaga em nenhum hospital. Sou funcionária pública estadual, e não conseguia vaga no hospital do servidor estadual de São Paulo. Foram várias tentativas, até que meu pai e minha irmã conseguiram a vaga. Fui transferida no dia 13 de novembro já quase a noite. Lá demorou cerca de mais ou menos uma hora para ser atendida. Quando fui atendida os procedimentos tomados pelos médicos foram rápidos, assim acredito eu. Fiz angioressonância magnética no dia 14 de novembro e no dia 15 de novembro fiz a embolização. Tive um aneurisma rompido e um que foi tratado. Fiquei na UTI até o dia 19 de novembro, não precisei ser entubada. No dia 22 de novembro tive alta do hospital. Hoje há 2 meses e 11 dias que fiz a cirurgia e há 2 meses e 22 dias que tive aneurisma. Ainda tenho muita queimação na cabeça e às vezes tenho dor de cabeça. Meus pés estão inchando muito, não sei se tem a ver com a aneurisma. Se alguém puder me ajudar a esclarecer minha dúvida eu agradeço. Eu acredito que não terei sequelas, pois enxergo bem, escuto bem, estou andando. Eu agradeço muito à Deus que sempre esteve do meu lado e me tornou a viver. Agradeço aos médicos e enfermeiros que cuidaram de mim. E agradeço a toda minha família e amigos que mostraram o imenso amor que tem por mim. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. minha mae tinha aneurisma desde que nasceu mais ela caiu no banheiro e ai minha cabeça e disse esta doendo de mais e começou doer o corpo todo depois começou convunsinar e ficar pálida mais infelizmente não deu tempo chegar ao hospital

    ResponderExcluir
  7. Oi boa noite! Tenho um primo q ontem após um aborrecimento, desmaio, ficou sem estímulo algum, socorremos ele p o upa, onde lá reanimaram ele , mais com medicações fortes a pressão dele só chegou a 6x2, entubaram ele e ligo o transferiu p um hospital grande... Chegando lá o médico, já tinha dado morte cerebral dele... Mais quando foi a passagem de plantão, o outro médico pediu um novo exame e diagnosticou o aneurisma muito grave, a família está apavorada pois ele nunca apresentou nenhum sintoma... Já são 24h q ele está sem responder a estímulo algum, continua entubado e com todos às medicações possíveis... Peço a todos q entre em oração e q se tiver algum profissional , q possa me explicar um pouco Mais sobre o pq de ter acontecido isso com um menino de apenas 15 anos... Agradeço

    ResponderExcluir
  8. Ola tenho uma tia que fez cirurgia de aneurisma cerebral,está na UTI, ela acordou um dia após a cirurgia mas o médico a sedou pois houve muito derramamento de sangue e é o propio cérebro que absorve esse sangue então ela não pode esforçar o cérebro O quadro clínico dela estava grave e agora está gravíssimo, a pressão está baixa. A família está toda preocupada, estamos pedindo corrente de orações.
    Espero voltar aqui e dizer que ela saiu dessa e que está tudo bem. Que e Senhor nos ajude nesse momento tão difícil. Queria saber se ela corre o risco de não sobreviver? Sejam sincero por favor

    ResponderExcluir
  9. Minha mãe, de 58 anos, sofreu um aneurisma roto há 45 dias...encontramos-a em casa desmaiada, apresentou vômitos e muita urina, levamos-a p o hosp mais próximo, ficando por lá por 05 dias com indicação de transferência p centro especializado. Ocorrida a transferência por vias judiciais, foi-nos informada tamanha gravidade e a necessidade urgente de cirurgia. Por falta de vaga na UTI a cirurgia foi prorrogada do dia previsto, realizado então um cateterismo p averiguar o sangramento, observou-se uma estabilidade dinâmica o q propiciou á equipe uma mudança de procedimento para embolização do aneurisma, q ocorreu com ótimos resultados, entretanto, no pós-operatório apresentou todas complicações possíveis, como, vaso espasmo, obstrução intestinal e SIHARD(baixa de sódio da urina), da pretensão de 48 hs de UTI minha mãe ficou 17 dias, e todo o processo por 26. Foram os piores dias da minha vida! muito choro, incerteza e dor...mas DEUS agiu poderosamente em nossas vidas e minha mãe está em casa em franca recuperação, com eventuais episódios de confusão mental, mas conforme nos orientou o neurocirurgião, isso é o menos importante e reabilitável. Mas o processo foi muito doloroso p toda a família. Só tenho a agradecer à DEUS pela grandiosidade da sua misericórdia nas nossas vidas e a equipe de neurocirurgia do Hosp Sta Marcelina em Itaquera.

    ResponderExcluir
  10. Faz 3 Anos que minha mae de 37 anos teve aneurisma e passou pela cirugia fazendo clipagem gracas a Deus ela n teve sequelas nenhuma vive uma vida normal porem ela senti muitas dores na cabeça diaramente sera que isso é normal para alguem que passou por uma cirugia dessa a alguns anos sera que alguem pode me esclarecer easa duvida sentir tabta dor de cabeça diaramente e normal?

    ResponderExcluir
  11. Boa noite. Meu irmao de 27 anos teve um aneurisma roto, o levei no hospital São Paulo onde ele foi prontamente internado, ele estava consciente e inclusive foi andando até a sala de internação. Os medicos aguardaram para saber onde era o sangramento para prosseguir com uma intervenção cirúrgica. Está prevista uma operação de clipagem entre hoje e amanhã. Estou otimista pelo fato dele estar bem e falando normalmente com a gente, mas toda cirurgia é arriscada e por isso estou com muito medo. Não sou muito fiel, mas rezei tanto esses últimos dias. Tem sido dificil. Mas sei que deus olha por todos nós.

    ResponderExcluir
  12. Minha mãe tem 65anos teve um aneurisma cerebral após a cirurgia ficou com o lado direito paralisado e com a mente confusa já fazem dois meses da cirurgia. Isso é normal quanto tempo poder durar essas sequelas

    ResponderExcluir
  13. Minha mãe tem 65anos teve um aneurisma cerebral após a cirurgia ficou com o lado direito paralisado e com a mente confusa já fazem dois meses da cirurgia. Isso é normal quanto tempo poder durar essas sequelas

    ResponderExcluir
  14. Minha tia teve um aneurisma foi socorrida a tempo medicada e tratada. Foi pra UTI. Depois de uma semana o quadro se estabilizou e ela desceu para enfermaria, porém teria que fazer cirurgia de clipagem cerebral. Porém o hospital hapvida rio negro Manaus marcou a cirurgia para quarta feira porém o centro cirúrgico estava cheio e adiaram a cirurgia. Resultado não deu tempo e faltando apenas 2 dias para a cirurgia rompeu o segundo aneurisma sendo que ainda foi levada as pressas para o centro cirúrgico para uma cirurgia de emergência. Passou 2 semanas na UTI e deu parada cardiorespiratória levando a óbito. Minha família achou negligência do hospital e total descaso.

    ResponderExcluir
  15. Minha tia teve um aneurisma foi socorrida a tempo medicada e tratada. Foi pra UTI. Depois de uma semana o quadro se estabilizou e ela desceu para enfermaria, porém teria que fazer cirurgia de clipagem cerebral. Porém o hospital hapvida rio negro Manaus marcou a cirurgia para quarta feira porém o centro cirúrgico estava cheio e adiaram a cirurgia. Resultado não deu tempo e faltando apenas 2 dias para a cirurgia rompeu o segundo aneurisma sendo que ainda foi levada as pressas para o centro cirúrgico para uma cirurgia de emergência. Passou 2 semanas na UTI e deu parada cardiorespiratória levando a óbito. Minha família achou negligência do hospital e total descaso.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite, minha mãe de 57 anos teve um rompimento de aneurisma no dia 08/08/16, foi socorrida de imediato, após os primeiros atendimentos no pronto socorro ela voltou a conciência, mexia ambos os lados do corpo, estava com apenas uma desorientação e fala enrolada. Os médicos acharam que o corpo dela se recuperaria sozinho, hoje tem 6 dias que ela está na uti e o caso está se agravando, ela está num coma superficial, lado direito paralisou, está com início de pneumonia. Estou desesperada, pois ela está numa central pra ser transferida pra poder fazer a cirurgia, estou achando que está demorando demais.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, minha mãe de 57 anos teve um rompimento de aneurisma no dia 08/08/16, foi socorrida de imediato, após os primeiros atendimentos no pronto socorro ela voltou a conciência, mexia ambos os lados do corpo, estava com apenas uma desorientação e fala enrolada. Os médicos acharam que o corpo dela se recuperaria sozinho, hoje tem 6 dias que ela está na uti e o caso está se agravando, ela está num coma superficial, lado direito paralisou, está com início de pneumonia. Estou desesperada, pois ela está numa central pra ser transferida pra poder fazer a cirurgia, estou achando que está demorando demais.

    ResponderExcluir
  18. Tive aneurisma fiz 04 cirurgias. .fiquei com sequelas no olho...colocaram aquelas molinhas de platina pra obstruir...levo uma vida normal...mais vezes sinto dor na cabeça. ..fiquei 05 dias na uti...agradeço a Deus pela vida..pq é gravissmo esse problema

    ResponderExcluir
  19. Tive aneurisma fiz 04 cirurgias. .fiquei com sequelas no olho...colocaram aquelas molinhas de platina pra obstruir...levo uma vida normal...mais vezes sinto dor na cabeça. ..fiquei 05 dias na uti...agradeço a Deus pela vida..pq é gravissmo esse problema

    ResponderExcluir
  20. olá, meu nome é Emanuel, tenho 21 anos e sou sobrevivente de um aneurisma rompido.
    Então galera, tive um aneurisma rompido, causando hemorragia e caracterizando um avc hemorragico, perdi todos os movimentos do lado esquerdo do corpo, fui submetido a uma cirurgia de clipagem...dia 24 de janeiro fazem 6 meses da minha cirurgia.. Tô levando aparentemente uma vida limitada, visão um pouco turva e os membros esquerdos que continuam sem os movimentos "finos" e sem força total.. Fiz 20 sessões de fisioterapia e ao terminar desenvolvi dedos dos pé em posição "martelo" que é chato até demais(pisar com o dedo tronxo) Diante de todas as dificuldades sigo vivendo na esperança de ter uma vida do jeito que era antes, no começo bateu depressão, fui medicado com antidepressivos, porém, é normal, é uma fase que a ficha não cai por intera., Podemos dizer que nasci dnv. e é por esse motivo que eu sigo lutando, e se dependender de mim, enfrento o mundo só pra voltar ao que era antes!! muita força e fé em Deus, porque ele tudo pode!!
    Caso você se encontre ou tenha um parente na mesma situação ou parecida e queira saber o que usei, os tratamentos que fiz, e obde fiz as fisioterapia, só enviar um email pra : emanuel-torres10@hotmail.com que lhe responderei com todo carinho e afeto do mundo..

    Lute, seja forte, isso é só uma fase na sua vida, e como todas as outras, vai passar, muita fé em Deus

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Meu pai deu rompimento de aneurisma cerebral,ficou 5 dias internado,com ajuda de aparelhos,fez cirurgia pra retirar o sangue, mas infelizmente faleceu por morte cerebral.
    E um irmão dele do mesmo jeito, a 11 anos atrás.

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.