Nesta quinta-feira (4) é comemorado o Dia Mundial do Combate à Violência contra a Criança. O Conselho Tutelar é o órgão responsável em fiscalizar se os direitos de crianças e adolescentes, previstos em lei, estão sendo respeitados. Acima de tudo, o órgão acolhe as famílias que têm algum tipo de problema e encaminha para uma solução.
São vários os casos que podem ser encaminhados para o Conselho como negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão que tenham como vítimas crianças ou adolescentes. Ao receber denúncia de que alguma menor está tendo seu direto violado, o Conselho Tutelar passa a acompanhar o caso para definir a melhor forma de resolver o problema. De acordo com a conselheira Dulce do Nascimento “é feito um trabalho individualizado de auxílio, não só à criança, como também à família inteira”.
A sociedade deve ajudar o trabalho dos conselheiros denunciando. “Quem se omite também comete um crime”, declara Dulce.
Para a psicóloga Irene Amaral Coelho, “estamos vivendo numa sociedade em que não existem valores de família. Os responsáveis, devido à correria do dia a dia, acabam transferindo para a escola o papel de educadores. Na verdade, a escola tem que formar cidadãos”, afirma.
A melhor forma de combater a violação desses direitos ainda é o amor, carinho e principalmente o diálogo. Não se pode esquecer, que as crianças de hoje, serão os adultos do futuro.
Bruna Macedo
Barbacena Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário