Há muito tempo, os especialistas que trabalham com macacos já apontavam que muitos dos comportamentos sociais humanos teriam como base sua linhagem primata. Por outro lado, alguns especialistas argumentam que o sorriso humano poderia ter uma origem diversa da de outros primatas porque seu som é diferente.
Mas as novas experiências - as primeiras a estudarem todos os grandes macacos e o homem - revelaram um padrão sonoro comum, compartilhado por todos eles, como aponta Marina Davila Ross, primatologista da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido. O grupo obteve 800 registros acústicos e conseguiu analisar cientificamente suas similaridades e diferenças.
- Nossos resultados indicam a origem pré-humana das risadas. É provável que os grandes macacos usem o som de suas risadas para interagir uns com os outros, de maneira bem similar à dos humanos - explicou a especialista, em entrevista à "Newscientist".
Davila Ross e seu grupo compararam as gravações de risadas de bebês humanos a de outros macacos de quatro diferentes espécies. Eles constataram que o riso dos humano produz sons mais harmoniosos, com suas cordas vocais vibrando em frequências mais regulares.
Já na maioria dos outros primatas, as cordas vibram irregularmente, produzindo sons mais barulhentos. O grupo também descobriu que os humanos só riem quando expelem o ar, mas os outros primatas o fazem também quando inalam.
O Globo On Line
Nenhum comentário:
Postar um comentário