sábado, 6 de junho de 2009

Engenheira deficiente visual recebe prêmio máximo da IBM

Chieko Asakawa é a primeira japonesa a ser nomeada 'IBM Fellow'. Ela criou programa que lê páginas da web para deficientes visuais.

Chieko Asakawa, engenheira japonesa de 50 anos de idade, recebeu o título mais alto de reconhecimento técnico da gigante da informática IBM.
Ela foi nomeada "IBM Fellow" nesta semana pelos avanços que conseguiu ao desenvolver novas tecnologias que permitissem o uso da internet por deficientes visuais. Ela está entre os oito japoneses que receberam esse título - e é a única mulher do seleto grupo.
O prêmio de reconhecimento é o de mais alto prestígio na empresa - apenas 218 pessoas o receberam em mais de 100 anos de história.
"A colaboração de Asakawa na área de acessibilidade tecnológica foi fundamental para que a IBM se tornasse líder mundial no setor", disse a empresa norte-americana em comunicado.
Chieko Asakawa criou o programa "Homepage Reader", que lê para o usuário as palavras escritas em um navegador de internet. O software está disponível em 11 idiomas, incluindo inglês e japonês.
"Estou muito feliz com a homenagem, e vou continuar trabalhando duro para uma sociedade cada vez mais 'acessível'", disse Chieko.
Ela perdeu a visão quando era adolescente e trabalha na IBM desde 1985, envolvida em projetos de acessibilidade não só para deficientes visuais, mas também para crianças e idosos.



G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.