segunda-feira, 1 de junho de 2009

Doença do pombo mata homem em Londrina

Homem de 40 anos estava internado desde março com quadro de infecção grave

Morreu na noite de sábado (30) um paciente que estava internado em Londrina desde março com criptococose, a chamada "doença do pombo". Márcio Marcos Kovaleski Moreira, de 40 anos, estava na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Londrina com um quadro grave de infecção e não resistiu na noite de sábado.
A possível causa da contaminação pelo fungo, segundo informações médicas na ocasião da internação, era o ofício da vítima, que trabalhava em uma serralheria. A criptococose é transmitida pelas fezes dos pombos e também pela madeira e solo.
Em novembro de 2007, uma pessoa morreu no município em consequência desse mal e, naquele mesmo ano, foram registradas sete mortes no Estado.
Na ocasião, estimava-se que a cidade tinha cerca de 200 mil pombos. As fezes dos pombos são consideradas as principais transmissoras do fungo causador da doença, normalmente por inalação.



Site Londrix

9 comentários:

  1. As pombas não causam doenças segundo trechos do texto abaixo publicado na revista Unimed e são inustamente conhecidas como ratos de asas. Assim como os gatos que levam fama de serem os únicos causadores da toxoplasmose!

    "O pombo não é portador de nenhuma doença exclusiva, não existindo a famosa "Doença de Pombo".
    A toxoplasmose não é transmitida diretamente ao homem pelo pombo.
    Doenças transmitidas por fungos que se desenvolvem em dejetos, como a histoplasmose e a criptococose, são originárias também das fezes humanas, de outros animais, solo orgânico e até de frutas podres. Esses fungos necessitam de condições especiais para sobreviver, não resistindo ao sol e às altas temperaturas do nosso clima (o histoplasma morre aos 40° C e a criptococus aos 44° C), portanto asfalto, praças abertas, areias ensolaradas e parapeitos não são ambientes favoráveis aos fungos.
    Aves saudáveis não são transmissoras de Ornitose, Psitacose ou Clamidiose.
    O famoso Piolho de Pombo não é o "piolho humano". São ácaros encontrados também em outras aves silvestres, específicos das penas, das quais se alimentam, sendo que alguns também sugam o sangue dos pássaros. Mesmo que eventualmente passem para pessoas que toquem em aves infestadas, não sobrevivem mais do que algumas horas.
    Geralmente, as vítimas reais de doenças de aves são criadores que possuem grande quantidade de pássaros em ambientes fechados, escuros, sem padrões de higiene e sem controle veterinário, mantendo contato freqüente com pássaros doentes. O contágio apenas por proximidade ou convivência com aves é difícil ou improvável.
    BIBLIOGRAFIA
    SCHANG L. Pombos Saudáveis. Ed. L. Schober, Hengesberg, W.D.
    TUDOR, D. C. Pigeon Health andDisease. 1991, lowa State university Press, Ames, lowa.
    PORCHER, F.H. US Dept. Health Hum Ser Salmonella Surveillance Rep. 1974-1980
    GREGG. M. B. Psitacosis 1975-1981. Atlanta: Centres for Disease Control, 1983.
    SCHWABE, C- Veterinary Medicine andHumanHeatíh. 1964, Ed. Williams & Wilkins, Baltimore.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Natasha você transparente inteligente que tem real conhecimento.Quem sabe sabe mesmo.obrigada por não atacar os pobres pombos.eu gosto muito dos animais em geral,e não os culpo de transmitir doenças,porque primeiro o ser humano é que tras as doenças de muitos modos.

      Excluir
    2. Natasha você transparente inteligente que tem real conhecimento.Quem sabe sabe mesmo.obrigada por não atacar os pobres pombos.eu gosto muito dos animais em geral,e não os culpo de transmitir doenças,porque primeiro o ser humano é que tras as doenças de muitos modos.

      Excluir
  2. acho que tem que acabar com todos os pombos de cidade pois eles nao trazem beneficio algum ao homem..ex nao comem baratas de cidades..nao eliminam ratos ...pelo contrario so destroi tudo..o que construimos..e hospedeiro terrivel de doenças..se multiplicam rapido ..nao servem pra ir pra panela..pois sao duros demais..as fezes deles saem cada verme de um dedo..e ficam nos ninhos..contaminam a agua e tudo que puderem ...eles devem ser mortos o mais rapido possivel pois sei o que passei com meu filho na uti de um hospital.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor acabar com um idiota como você, que transmite doenças sim!! A humanidade ficaria mais leve e a natureza agradeceria. Aberração da natureza!!

      Excluir
  3. todos nós , inclusive seres que chamam humanos transmitimos doenças pelas fezes ,
    só que para pegar qualquer uma dessas doenças temos que comer fezes , eu como
    não como fezes possivelmente nunca vou ter ?

    ResponderExcluir
  4. DEUS EH A PROVA VIVA DA JUSTIÇA .
    PQ MARCIO MARCOS ABANDONOU UM SIMPLES SER A 18 ANOS ATRAS OU SEJA EM 1995.ENTAO POR ISSO QUE NAO DEVEMOS TER PENA DE QUEM MORRE NESSE ESTADO PQ CONCERTEZA TEVE O PROPRIO PAGO QUE MERECEU.
    POR ISSO QUE DIGO A JUSTIÇA TARDA MAIS A DE DEUS NAO FALHA

    ResponderExcluir
  5. vcs ficam defendendo os pombos, o dia que o filho de vcs pegarem essa doenças a gente volta a conversar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem conversa com um ignorante, só desprezo. Vai estudar o tema antes de falar bobagem. Pombos NÃO transmitem doenças!! (alegações de médicos e veterinários)

      Excluir

Verbratec© Desktop.