quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Ação flagra exploração de 43 menores


Quarenta e três crianças e adolescentes foram encontrados em situação de trabalho infantil, durante a manhã desta quinta-feira (13), na Central de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa). Os menores foram abordados durante uma operação da Secretaria de Desenvolvimento Social de Transferência de Renda do DF (Sedest), realizada também na Feira dos Importados. Além do trabalho infantil, foi detectado um caso de exploração sexual, cometido contra uma garota de 10 anos.
De acordo com as assistentes sociais que participaram da ação, a menina é moradora de Brazlândia, e foi abordada pelos profissionais da secretaria ao sair de um caminhão. O crime teria sido cometido pelo caminhoneiro. Sem perceber a gravidade do problema, a menor conversou normalmente com as assistentes e relatou o que aconteceu. A família da criança será ouvida e caberá à 8ª Delegacia de Polícia (SIA) investigar o crime. Segundo dados da Sedest, geralmente os autores são os caminhoneiros que chegam de madrugada na feira.
As demais crianças que foram encontradas trabalhando possuem entre 8 e 17 anos, e a maior parte é moradora da Estrutural e da região do Entorno do DF. Os menores realizam trabalho de frete e descarga de mercadorias, e recebem diária de cerca de R$ 50. Segundo a subsecretária de Assistência Social, Marta Sales, a maioria destes menores vai trabalhar na companhia dos pais. “Os responsáveis têm como justificativa que os filhos estão matriculados na escola. Por isso, eles pensam que não há problema em a criança trabalhar no horário contrário da aula”, explica.
Ainda de acordo com a subsecretária, os menores abordados nesta manhã foram cadastrados, e receberão uma visita à residência, para que possam ser tomadas as medidas adequadas para cada caso. A ação teve início às 5h e contou, além dos assistentes sociais, com a participação de 43 do projeto Mulheres da Paz, desenvolvido pela Sedest.



Mais Comunidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.