sábado, 15 de agosto de 2009

UFPE desenvolve exame que detecta a nova gripe em 15 minutos


O resultado dos testes tradicionais demora, em média, 15 dias; o exame desenvolvido na UFPE detecta o DNA do vírus presente no sangue do infectado

Um teste que detecta em 15 minutos o vírus da nova gripe está sendo desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Os exames tradicionais para detectar a nova gripe levam, em média, 15 dias para chegar ao resultado. O teste vai custar em torno de 25 centavos.O exame é feito através da mistura do sangue do paciente com um líquido, desenvolvido pelos pesquisadores. Se a amostra do sangue ficar fluorescente, isso indica que foi detectado o DNA do vírus Influenza A (H1N1) e que o paciente contraiu a doença. A nova forma de diagnóstico foi desenvolvida no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN). Em dois meses, os pesquisadores esperam que o exame comece a ser usado nos hospitais da rede pública de Pernambuco.



pe360°graus

5 comentários:

  1. Queridas amigas,tem um prêmio no meu mundinho para você!
    Beijocas
    Gabi

    ResponderExcluir
  2. ótima noticia! Espero que este kit esteja logo pronto!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns aos pesquisadores da UFPE.....

    ResponderExcluir
  4. Essa notícia precisa ser divulgada as autoridades

    ResponderExcluir
  5. Esta descoberta é quase tão importante quanto a descoberta da própria vacina, uma vez que, a rapidez do diagnóstico é fundamental para tratar e curar o infectado. O novo teste é rápido e barato. Os testes atuais, comprados na Europa, além de serem caros, levam até 15 dias para dar o resultado. A doença por sua vez pode ser letal se não tratada nas primeiras 48 horas. Não precisa ser PhD para ver a importância extraordinária dessa descoberta. O que mais me espanta é a falta de repercussão dessa notícia na mídia e pelo próprio Ministério da Saúde. Seria bom que as pessoas enviassem e-mail para o Ministro da Saúde indagando quando esses kits estarão disponíveis para toda a sociedade, e o porquê do silêncio diante de notícia tão impactante.
    Será que por trás desse silêncio perturbador tem o dedão da industria farmacêutica - especialmente os fabricantes do Tamiflur - O que você acham???

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.