quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Ex-deputado Carli Filho é indiciado por duplo homicídio no Paraná


CURITIBA - O ex-deputado Fernando Ribas Carli Filho foi indiciado por duplo homicídio com dolo eventual pelo acidente que matou dois jovens em Curitiba. O delegado Armando Braga de Moraes Neto, da Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran), concluiu o inquérito do caso nesta terça-feira. O laudo do Instituto de Criminalística (IC) apontou que Carli dirigia a 167 km/h no momento do acidente. Não foi pedida a prisão preventiva do ex-parlamentar.
O inquérito, que tem 160 páginas, deverá ser entregue ao Ministério Público do Paraná (MP-PR) nesta quarta-feira. Caso o MP ofereça denúncia sobre o caso, ficará a cargo do juiz da Vara de Delitos de Trânsito abrir um processo contra o ex-deputado. Ao renunciar ao mandado parlamentar, Carli Filho perdeu o foro privilegiado e deve responder ao processo na 1ª instancia.
O acidente ocorreu na madrugada do dia 7 de maio. O então deputado dirigia um Volkswagen Passat de cor preta, que acabou batendo contra um Honda Fit de cor prata. Os ocupantes do Fit, Gilmar Rafael Yared, de 26 anos, e Carlos Murilo de Almeida, de 20, morreram na hora.
No dia em que o acidente completou três meses, a família de Gilmar Yared espalhou faixas de protesto na esquina das ruas Monsenhor Ivo Zanlorenzi e Paulo Gorski, bairro Mossunguê, local da colisão. A família reclamava da demora na conclusão do inquérito.
O caso ganhou repercussão nacional após a revelação que Carli Filho tinha 130 pontos na carteira de habilitação e do exame do Instituto Médico Legal (IML) informar que ele conduzia o veículo em estado de embriaguez.
No dia 29 de maio, Carli Filho renunciou ao cargo de deputado estadual. O pedido oficial da renúncia foi encaminhado ao presidente da Assembleia, Nelson Justus (DEM). Sem o foro privilegiado, o inquérito criminal voltou a tramitar nas instâncias normais, e Carli pode ser levado a júri popular.
O ex-deputado prestou depoimento à polícia no apart hotel onde estava hospedado em São Paulo no dia 9 de junho. Ele disse que não se lembra de nada do acidente. Reconstituição do acidente concluiu que o carro de Carli "decolou" pelo menos dez metros antes da batida.



O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.