quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Pesquisa descobre sapo-voador e o menor veado do mundo no Himalaia


RIO - Mais de 350 novas espécies, entre elas menor veado do mundo, um "sapo-voador" e uma lagartixa de 100 milhões de anos, foi descoberta no Leste do Himalaia, um tesouro biológico agora ameaçado pelo aquecimento global. ( Conheça algumas espécies )
Pesquisas feitas ao longo de uma década por cientistas em áreas montanhosas remotas em perigo pelo aumento da temperatura resultou em tais descobertas, como o Rhacophorus suffry, um sapo verde florescente que utiliza suas patas ligadas a uma membrana para voar.
Uma das descobertas mais significativas não era exatamente "nova". Uma lagartixa de 100 milhões de anos, o fóssil mais antigo da espécie conhecido pelos cientistas, foi achado em uma mina no Vale de Hukawng ao norte de Mianmar. As descobertas estão no relatório da WWF "O Himalaia Oriental".
"A enorme diversidade cultural e biológica enfatiza a fragilidade da natureza em um ambiente que está ameaçado, ao menos que os impactos das mudanças climáticas sejam revertidos", disse Tariq Aziz, chefe das pesquisas.

O documento também menciona o Muntiacus putaoensis, o menor veado do mundo. Inicialmente, os pesquisadores acreditavam que o animal seria um filhote de outra espécie, mas exames de DNA confirmaram que tratava-se de uma nova espécie do mamífero.
A região é conhecida por abrigar cerca de 10 mil espécies de plantas, 300 de mamíferos, 977 de pássaros, 176 de répteis, 105 de anfíbios, e 269 tipos de peixes de água doce. A região também hospeda a maior parte de tigres de bengala, entre outros mamíferos.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.