domingo, 9 de agosto de 2009

Novas imagens no Google Earth mostram destruição em Darfur



RIO - "A capacidade de prestar testemunho é fundamental na prevenção e na resposta ao genocídio e aos crimes contra a humanidade." Com base nesse princípio o Google se uniu ao Museu do Holocausto dos EUA para fornecer as imagens mais detalhadas até hoje da destruição ocorrida durante o genocídio em Darfur, no Sudão, pelo Google Earth .
Os ataques contra as aldeias em Darfur resultaram na morte de pelo menos 200 mil civis, na violência sexual contra dezenas de milhares de mulheres, e numa crise de refugiados na qual mais de 2,5 milhões de sudaneses continuam desabrigados. Mas mesmo com a ampla cobertura da mídia, é difícil para o cidadão médio entender o verdadeiro alcance da violência sistemática na região sem imagens que documentem a destruição


















A nova camada do Google Earth utiliza dados da Unidade de Informação Humanitária do Departamento de Estado dos EUA e mostra mais de 3.300 vilas danificadas ou totalmente destruídas. As informações confirmam que a maioria dos ataques ocorreram entre 2003 e 2005, durante o ápice da brutal campanha do governo sudanês contra civis.
Podem ser encontradas também imagens inéditas de cerca de 200 locais em Darfur com fotos das vilas antes e depois da destruição. Para ter acesso às imagens, basta baixar o arquivo neste link ou acionar o diretório mostrado ao lado.



O Globo DIGITAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.