quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Bebê indígena morre por gripe suína em São Vicente (SP); Funai proíbe acesso a aldeias



Foi confirmada nesta quinta-feira a primeira morte por gripe suína --a gripe A (H1N1)-- entre indígenas no Brasil. A vítima é um bebê de três meses, de uma aldeia em São Vicente (litoral paulista), que morreu no dia 7 de agosto, após quatro dias de internação, segundo a Secretaria de Saúde do município.
Para conter a disseminação do vírus entre as comunidades indígenas, a Funai (Fundação Nacional do Índio) decidiu suspender provisoriamente o processo de autorização da entrada de não índios em terras indígenas. A medida foi tomada após a confirmação de sete casos de contaminação pela gripe suína entre índios isolados na Amazônia peruana.
Segundo a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), outra morte entre indígenas no Estado do Pará está sob investigação. Nesta quinta-feira, foi confirmada primeira morte em decorrência da doença na região Norte do país, registrada em Rondônia.
O número de mortes no país em consequência da gripe A (H1N1) já chega a 277, segundo dados das secretarias estaduais de Saúde e do Ministério da Saúde.
Embora os municípios paulistas venham confirmando novas mortes pela gripe suína, os casos ainda não foram contabilizados pela Secretaria de Saúde do Estado. Último balanço divulgado pela pasta mostra que São Paulo é o Estado com o maior número de mortes no país em decorrência da gripe A: 111.
O Paraná é o segundo em número de vítimas (58), seguido pelo Rio Grande do Sul (55), Rio (37), Santa Catarina (6), Minas (4), Paraíba (2), Pernambuco (1), Bahia (1) e Rondônia (1), além do Distrito Federal (1).



Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha o vírus, e examinada em laboratório.
Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.