quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Lobo-marinho atrai atenção de turistas e moradores de Praia Grande, em SP


SÃO PAULO - Um lobo-marinho surpreendeu turistas e moradores de Praia Grande, no litoral sul de São Paulo, a 71 km da capital, nesta terça-feira de temperaturas baixas. O animal apareceu na praia da cidade trazido por uma corrente oceânica vinda do Pólo Sul. Com três anos, o lobo-marinho virou atração. Muita gente aproveitou para tirar fotos do animal. Ele estava tranquilo e chegou até a tirar um cochilo. Só quando estava sendo capturado, reagiu com agressividade. O lobo-marinho será levado para um centro de recuperação no Guarujá, também no litoral paulista. Quando engordar os 40 quilos que perdeu na viagem será devolvido ao mar.
Em Santa Catarina, uma baleia franca e seu filhote apareceram na manhã desta terça-feira na praia do Cassino, no litoral sul. Os mamíferos estavam a cerca de 30 metros da orla, passando a arrebentação, próximo ao bairro Querência.
As pessoas que passaram pela área acompanharam os animais fazendo evoluções no mar. Munidos de câmeras, alguns se deleitavam com o espetáculo. Um grupo de operários civis deixou o trabalho para enxergar melhor as baleias da praia.
- Dali da obra a gente vê bem, mas na areia o show é completo - disse o pedreiro Adão Marques, 46 anos.
O Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema) está monitorando a chegada das baleias. Segundo o órgão, a fêmea adulta mede de 15 a 16 metros, e o tamanho do filhote é de 8 a 10 metros. De acordo com o oceanólogo Kleber Grübel da Silva, coordenador do projeto Mamíferos Marinhos do Litoral Sul, é comum avistar essa espécie nos meses de agosto e setembro. É quando elas começam o deslocamento para fugir do frio antártico e procuram águas mais quentes durante o período de amamentação dos filhotes.
- Esses animais podem ficar na praia por mais dois ou três dias, e depois retornar até Santa Catarina. Além de ser um símbolo da harmonia com o meio ambiente, é mais um atrativo turístico do balneário nesta época - afirma Silva.
As baleias costumam ficar sempre logo atrás das arrebentações, o que facilita a aproximação de pessoas mas deixa o animal estressado, já que procura um lugar calmo e seguro para amamentar sua cria.
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.