quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Crime organizado codifica menores para o tráfico de drogas


Uberaba pode estar se tornando centro de distribuição de drogas para a região. A revelação é do delegado Luiz Antônio Blanco, titular da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, que ainda afirma a suspeita de integrantes do PCC – Primeiro Comando da Capital – estarem introduzidos na cidade.
Segundo a autoridade, os traficantes aliciam menores para o leva-e-traz da droga e ainda imprimem nesses adolescentes marcas físicas que funcionam como código de identificação dos grupos. Na terça-feira (11), um menor, de 16 anos, apreendido com 2,5 quilos de maconha, usava um piercing e dois cortes na sobrancelha. A marca é a mesma para todos que trabalham para o chefe do tráfico nos bairros Universitário e Santa Marta.
De acordo com Blanco, o esquema já vem sendo investigado há algum tempo. “Autores maiores de idade se aproveitam do Estatuto da Criança e do Adolescente, que prevê penas brandas aos infratores e, por isso, aliciam menores. Nosso objetivo com trabalho minucioso de investigação é chegar até esses chefes do esquema”, salienta o delegado.
Quanto ao volume de drogas apreendidas nos últimos meses, Blanco diz que nunca se viu um volume tão grande. Nos últimos seis meses, a média de flagrantes por dia fica entre 20 e 30. Em mais de 50% das apreensões a polícia encontra a droga nas mãos de menores. “É preocupante a velocidade em que o tráfico cresce em Uberaba. A cidade vem se tornando centro de distribuição para a região e a Polícia Civil trabalha com certa limitação, devido ao baixo efetivo”, pontua.
PCC. O avanço na criminalidade local e, principalmente, a intensificação no tráfico de drogas pode estar associada à instalação de um braço da facção criminosa PCC em Uberaba. A suspeita está sendo investigada pela Polícia Civil. Segundo o delegado Luiz Antônio Blanco, por enquanto não há nada confirmado, mas não é descartada a hipótese. “Se houver, vamos pedir reforço para o comando da polícia em Belo Horizonte para agirmos com enfrentamento à altura”, conclui.



JM Online


Denuncie o tráfico de entorpecentes!
“Não deixe um traficante adotar o seu filho!”
Forneça o máximo de informações possíveis: local, ponto de referência, nomes, apelidos, placas de autos, motos, horários, etc.; tudo que julgar útil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Verbratec© Desktop.