quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Unicef suspende ajuda a crianças na Somália


Agência da ONU forçada a adiar envio de ajuda humanitária para milhares de crianças devido à insegurança em várias regiões do centro-sul do país; medicamentos destinavam-se à prevenção e tratamento de malnutrição aguda.
O Fundo da ONU para a Infância, Unicef, disse ter adiado o envio de centenas de toneladas de medicamentos e outros bens humanitários para áreas no centro e sul da Somália devido à crescente hostilidade em relação a organizações de auxílio.
Uma nota do órgão divulgada esta quinta-feira indica que os suplementos nutricionais destinavam-se à prevenção e tratamento de malnutrição aguda em mais de 85 mil crianças.

Emergência
A distribuição de redes mosquiteiras anti-malária para mais de 100 mil mulheres e crianças foi também afectada.
A agência da ONU informou que continuará a fornecer ajuda de emergência em regiões mais seguras.
A representante do Unicef na Somália, Rozanne Chorlton, disse que o órgão necessita de garantias das autoridades locais de que pode continuar a implementar os seus programas de auxílio.
O principal centro de operações da agência para o centro-sul do país, na cidade de Jowar, foi atacado em Maio último. Grandes quantidades de bens humanitários e equipamentos de comunicação foram roubados ou destruídos durante o assalto.

Vacinas
A nota diz ainda existirem notícias de que fornecimentos de emergência do órgão que estavam armazenados num edifício de uma ONG parceira em Jammane, na região do Baixo Juba, centro do país, foram também roubados no início deste mês.
O Unicef fornece vacinas e outros medicamentos essenciais para a saúde materna e infantil a mais de 1,2 milhão de crianças com menos de cinco anos e 1,4 milhão de mulheres no centro-sul da Somália.



Rádio ONU

Um comentário:

  1. thais lorrana da silva miranda16 de abril de 2010 às 11:10

    oi tambem gosto muito do trabalho maravilhoso q vs fazem....beijs

    ResponderExcluir

Verbratec© Desktop.